BLOG DO PORTAL ESCUDO
O que é QSMS-RS e porque sua empresa deveria se preocupar com isso?

O que é QSMS-RS e porque sua empresa deveria se preocupar com isso?

Nos últimos anos, experimentamos incontáveis transformações que impactam em áreas como a ambiental, social, econômica e cultural. Os consumidores de hoje se importam cada vez mais com o posicionamento das marcas, a sustentabilidade e o meio ambiente, por exemplo. O que acaba forçando uma transformação nas organizações. Por isso, é importante entender o que é QSMS-RS.

Leia mais sobre QSMS-RS:

Essa transformação acaba ocasionando mudanças comportamentais aceleradas em todos os setores. Especialmente no mundo corporativo, já que as empresas precisam descobrir e desenvolver estratégias para engajar e comprometer suas equipes. E é justamente aqui que entra a aplicação do conceito de QSMS-RS, já que seu propósito é gerar um ambiente produtivo, seguro, saudável e propício ao crescimento da organização e de seus colaboradores.

Portanto, entender o que é QSMS-RS é de extrema importância, já que só assim será possível entender a melhor forma de aplicar o conceito na sua empresa. Pronto para saber mais? Então continue lendo!

O que é QSMS-RS: uma breve história

Foi lá pela década de 1970 que começou a se falar sobre o que é QSMS-RS e a importância de fazer sua gestão. Foi quando nasceu o conceito, inicialmente por meio de conferências sobre meio ambiente, saúde ocupacional, segurança do trabalho e problemas sociais.

Mas foi apenas nos últimos anos que o conceito de QSMS-RS atingiu sua maior exposição. Isso porque, com a presença da globalização em praticamente todas as áreas da atuação humana, esse modelo se tornou uma grande vantagem competitiva.

Ele pode ser entendido como o resultado da constante pressão do mercado para que as empresas assumam uma nova postura de cuidado e atenção em relação ao meio ambiente, à qualidade, à saúde e à segurança no trabalho. Bem como tenham responsabilidade social na condução de seus processos. Ele vai além de um modelo gerencial, pois envolve um valor que ganha cada vez mais importância na contemporaneidade: a ética.

Essas novas exigências fazem com que as organizações repensem a sua forma de administrar, pois para permanecer e crescer em seu ramo de atuação, precisam se alinhar com o que o mercado, leia-se cliente, exige.

Assim, o conceito de gestão QSMS-RS, que como as iniciais indicam, abrange as áreas de Qualidade, Saúde Ocupacional, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Responsabilidade Social e Sustentabilidade, são imprescindíveis dentro de qualquer empresa que queira se conservar no mercado, manter e captar clientes, dentro e fora do Brasil.

Como produzir com segurança e sustentabilidade?

Para atender ao conceito de gestão de QSMS-RS, é preciso modernizar a cultura da empresa, a fim de que todos os envolvidos, independente do cargo que ocupam, compreendam os benefícios que essa mudança traz. Inclusive para eles mesmos. Nas corporações, o aumento da responsabilidade sob os pilares dessa concepção visa pavimentar um caminho para a sustentabilidade e um tratamento justo e equilibrado às comunidades.

Além disso, e mais importante, cuidar das pessoas e do planeta é ético, ainda mais considerando dados alarmantes divulgados diariamente pelos meios de comunicação. Um deles são os dados de um estudo divulgado pela Organização Mundial de Saúde, afirmando que 85% dos casos de câncer são causados pela toxicidade ambiental.

Fora essa pesquisa, muitas outras destacam mais problemas, como a situação caótica de rios e florestas; a poluição que assola cidades e o desequilíbrio climático. Assim, não é exagero afirmar que o conceito de gestão de QSMS-RS é vital para a sobrevivência no planeta e daqueles que nele habitam.

Invista na saúde ocupacional, acesse nosso curso de NR 17 gratuitamente

O que o QSMS-RS tem a ver com SST?

A saúde e segurança do trabalhador se configura como uma demonstração, por parte dos contratantes, de respeito aos seus colaboradores, assegurando-lhes ambientes de trabalho dignos. Nesse aspecto, a gestão de QSMS-RS propõe várias iniciativas, dentre elas as capacitações e treinamentos em Segurança e Saúde no Trabalho, regidos pela NR 1, especialmente em seu item 1.6.1, que determina que:

“O empregador deve promover capacitação e treinamento dos trabalhadores em conformidade com o disposto nas NR.”

Ou seja, não basta capacitar e treinar, é necessário fazer isso de acordo com a norma e com qualidade. Isso também é QSMS-RS!

Todas as empresas necessitam garantir que as suas políticas e práticas de QSMS-RS estão de acordo com a legislação. Muitas vezes, existe a falsa ideia que manter altos padrões de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde não é uma necessidade básica da corporação.

Contudo, trata-se de uma questão jurídica, em que a empresa se encontra exposta a fiscalizações e auditorias. O não cumprimento das normas obrigatórias por lei resulta em multas e outras penalidades. Para além disso, existem todos os riscos de acidentes e, claro, está em risco o bom nome da empresa.

Certificações QSMS-RS

Não existe um único certificado de QSMS-RS que seja válido para todas as empresas, de todas áreas. Eles variam bastante, dependendo do ramo de cada organização. No entanto, há algumas normas que são aplicadas em grande maioria dos setores de atividade. Separamos abaixo quais são elas e para que servem. Dá uma olhada! 👇

1 – Gestão da Qualidade ISO 9001

É a norma que certifica os sistemas de gestão de qualidade. Através dela também é possível saber os requisitos para implantação do sistema. Em sua gênese, a diretriz ISO 9001, tem o objetivo de trazer confiança aos clientes da empresa.

Quando a organização é certificada, os utilizadores do produto ou serviço sabem que ali existem processos que garantem que os serviços ocorrem de forma consistente e reprodutível. Qualquer empresa pública ou privada pode obter esta certificação.

2 – Gestão do Meio Ambiente ISO 14001

A norma de QSMS-RS ISO 14001 tem o objetivo de permitir a identificação, priorização e gerenciamento dos riscos ambientais das práticas empresariais habituais.

A norma exige que as empresas se comprometam com a prevenção da poluição, estabelecendo melhorias contínuas, como parte do ciclo normal de gestão empresarial. A ISO 14001:2015 incorpora além de questões estratégicas, a preocupação com a cadeia de valor, ciclo de vida, entre outras mudanças.

3 – Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO) ISO 45001

A ISO 45001 é uma norma internacional para o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO), a qual traz como foco a melhoria do desempenho de qualquer empresa em termos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST).

Esta norma foi desenvolvida baseando-se em dados coletados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a qual estimou-se que 2,3 milhões de pessoas morrem anualmente de doenças e acidentes de trabalho.

Segundo a própria norma, uma organização é responsável pela saúde e segurança ocupacional dos trabalhadores e outros que podem ser afetados por suas atividades. Esta responsabilidade inclui promover e proteger sua saúde física e mental.

Agora que você sabe o que é QSMS-RS, precisa de ajuda para aplicar?

O Portal Escudo desenvolveu o primeiro sistema de treinamentos EAD SST em conformidade com a NR 1 do país. Estamos preparados para te auxiliar com treinamentos a distância e semipresenciais de qualidade, para capacitar seus colaboradores de forma segura e responsável, sempre levando em consideração a saúde ocupacional.

Além disso, estamos disponibilizando nossa primeira turma de auditores internos na regra ISO 9001 em setembro. Clique no botão abaixo para saber mais sobre o curso.

O que é QSMS-RS: aplique o conceito com o ISO 9001

Deixe uma resposta

Fechar Menu