BLOG DO PORTAL ESCUDO

Como prevenir doenças ocupacionais?

Trabalhos que envolvam movimentos repetitivos, uso da força, levantamento e transporte de peso ou situações de estresse podem desencadear doenças ocupacionais, que consistem em motivo recorrente para o afastamento de funcionários. A dorsalgia, por exemplo, popularmente conhecida como dor nas costas, é a doença que mais afasta trabalhadores no Brasil: em 2016, 116.371 pessoas tiveram que se ausentar de suas funções por um período de, no mínimo, 15 dias. Conceito…

Continuar lendo

Saiba o que é DDS e a sua importância para a SST

A sigla DDS significa Diálogo Diário de Segurança. A prática do DDS se dedica a despertar no trabalhador a conscientização envolvendo suas atividades cotidianas, com enfoque em orientações sobre a sua segurança, meio ambiente, saúde e qualidade. O DDS costuma ser sempre aplicado antes da jornada de trabalho, durante um tempo de 5 a 15 minutos, em que se realizam discussões e instruções básicas ligadas à prevenção de acidentes.  A…

Continuar lendo

E-Social e Evento S-2245: treinamentos obrigatórios no decorrer das atividades monitoradas (primeira parte)

O ano de 2019 vem com algumas novidades relativas a SST (Segurança e Saúde do Trabalho) para o eSocial, como já especificamos em nossos posts anteriores sobre SST e eSocial 2019, o eSocial e Evento S-2245: o que você precisa saber, além do eSocial Evento S-2245: treinamentos obrigatórios antes das atividades monitoradas. Neste artigo, falaremos sobre 4 dos 8 treinamentos obrigatórios que devem ser realizados no decorrer das atividades monitoradas…

Continuar lendo

eSocial e Evento S-2245: treinamentos obrigatórios antes das atividades monitoradas

O ano de 2019 vem com algumas novidades relativas a SST (Segurança e Saúde do Trabalho) para o eSocial, como já especificamos em nossos posts anteriores sobre SST e eSocial 2019 e o eSocial e Evento S-2245: o que você precisa saber. Neste artigo, falaremos sobre os 4 treinamentos obrigatórios que devem ser realizados antes do início das atividades monitoradas e registrados no Evento S-2245. Abaixo, especificamos as informações das…

Continuar lendo

eSocial e Evento S-2245: o que você precisa saber

As Normas Regulamentadoras emitidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego trazem diversos treinamentos e capacitações da área de SST (Segurança e Saúde do Trabalho) que devem ser implantados pelas empresas e, posteriormente, transmitidas ao governo via o sistema eSocial. O evento direcionado para o registro de tais dados é o S-2245, de treinamentos e capacitações, que deverá ser transmitido, a partir de janeiro de 2019, por todas as empresas, obedecendo…

Continuar lendo

SST e e-Social para 2019

O ano de 2019 chega com novidades para os programas de SST (Saúde e Segurança no Trabalho) das empresas. A principal delas é referente às demandas do programa do governo federal, o eSocial, elaborado para reunir informações sobre trabalhadores e obrigações fiscais por parte das empresas em um banco de dados unificado. O que é o eSocial? Provavelmente, você já ouviu falar ou sabe bastante sobre o eSocial. Mas vale…

Continuar lendo

Conheça a nova NR-37

A Portaria 1.186 publicada no dia 21 de dezembro de 2018 no Diário Oficial da União aprovou a Norma Regulamentadora 37, relativa ao trabalho em plataformas de petróleo. E é justamente esse o nome da NR-37, “Segurança e saúde em plataformas de petróleo”, que estabelece os requisitos mínimos de segurança, saúde e condições de vivência no trabalho a bordo de plataformas de petróleo em operação nas águas jurisdicionais brasileiras.  …

Continuar lendo

Saiba mais sobre o fim do Ministério do Trabalho

Já em seu primeiro dia como presidente, Jair Bolsonaro diminuiu o número de ministérios de 29 para 22 pastas. De acordo com a Medida Provisória n°870, publicada em 1° de janeiro de 2019, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) perdeu seu status de ministério. No entanto, as ações de competência do Ministério do Trabalho não se perderam, apenas foram direcionadas a outros ministérios. Quais ministérios cuidarão das ações do…

Continuar lendo

O que é SESMT?

SESMT significa Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, que é regimentado pela norma regulamentadora n°04 (NR-4), da Portaria n°3.214, de 8 de junho de 1978. De acordo com o item 4.1 dessa norma, as empresas privadas ou públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes legislativo e judiciário que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) devem, obrigatoriamente,…

Continuar lendo

O que é um Equipamento de Proteção Coletiva (EPC)?

A sigla EPC significa Equipamento de Proteção Coletiva, e se refere a todo dispositivo ou sistema de âmbito coletivo que se destina à preservação da integridade física e da saúde dos trabalhadores de uma empresa, assim como de terceiros. Desse modo, os EPC´s trazem segurança e vários benefícios para o ambiente de trabalho, tais como: redução de acidentes, melhorias nas condições de trabalho, menor custo para a empresa a longo…

Continuar lendo
Fechar Menu
Top