BLOG DO PORTAL ESCUDO

EPI e EPC: proteção e segurança dos trabalhadores

Qualquer atividade profissional que exponha o trabalhador a riscos ocupacionais, pode exigir a utilização de um EPI para a proteção do trabalhador. Além dos Equipamentos de Proteção Individual, em muitos locais é necessário o uso de Equipamentos de Proteção Coletiva, e é comum haver confusão com relação a esses dois tipos de proteção. Diferença entre EPI e EPC EPC: são equipamentos utilizados para proteção e segurança de um grupo de…

Continuar lendo

Governo fez novas simplificações nas normas de saúde e segurança do trabalho

No final do mês de Setembro, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia publicou no Diário Oficial da União a modernização de três normas regulamentadoras: a NR-3, sobre embargo e interdição; a NR-24, que trata das condições de higiene e conforto nos locais de trabalho; e a NR-28, de fiscalização e penalidades. Com isso, chega a seis o número de normas sobre segurança e saúde dos…

Continuar lendo

NR17 – Proposta de revisão e a importância das capacitações

Revisão da NR17 pretende manter a essência da ergonomia A NR 17 tem como objetivo estabelecer as diretrizes e os requisitos que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente (item 17.1). Em audiência pública sobre a NR 17 (Ergonomia), realizada na Fundacentro em São Paulo/SP no dia 11 de setembro de 2019,…

Continuar lendo

O que é QSMS e porque sua empresa deveria se preocupar com isso?

A sociedade tem experimentado incontáveis transformações que impactam diversas áreas, como ambientais, sociais, econômicas e culturais. Isso produz variáveis que a afetam e ocasionam aceleradas mudanças comportamentais em todos os setores. Muito mais no mundo corporativo, em que as empresas necessitam descobrir e desenvolver estratégias que fomentem o envolvimento e comprometimento de seus membros - com o propósito de gerar um ambiente produtivo, seguro, saudável e, principalmente, que propicie o…

Continuar lendo

Modelo híbrido de ensino: o que é e 5 vantagens de aplicá-lo nos treinamentos corporativos

A tecnologia é a maior aliada na aprendizagem, por isso ela tem sido usada de diferentes formas para auxiliar nas metodologias de ensino, principalmente na educação corporativa e treinamentos. O método híbrido, ou também conhecido como blended learning ou semipresencial, tem como característica mesclar os dois modelos: o presencial e o digital. Para prestadores de serviço SST o modelo híbrido de ensino é ainda mais importante, pois vem de encontro…

Continuar lendo

É o fim das comissões e grupos tripartite?

Os últimos dias foram de muitas e diversas notícias acerca de um assunto que tomou conta, principalmente, das redes sociais: o fim das Comissões e Grupos Tripartite. Portanto, esclarecemos o que, de fato, aconteceu. A polêmica teve início com a publicação, pelo Governo Federal - especificamente pelo Ministério da Economia, Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e Secretaria de Previdência - da Portaria nº 972, de 21 de agosto de…

Continuar lendo

Treinamento e Certificado em conformidade com a NR1

  Não é mais novidade que as empresas hoje precisam direcionar a gestão com base nas Normas Regulamentadoras, principalmente quando o assunto é Saúde e Segurança no Trabalho. Estas normas são procedimentos mandatórios que devem ser aplicados sem descumprimento. Sendo assim, de acordo com a nova NR1 de 30/07/19 – item 1.6 “Capacitação e treinamento em Segurança e Saúde no Trabalho”, o empregador deve promover capacitação e treinamento dos trabalhadores…

Continuar lendo

Modernização e simplificação começam a transformar o eSocial.

 Alterações no novo sistema do eSocial prometem facilitar e agilizar processos considerados retrógrados, simplificando as informações de saúde e segurança no trabalho (SST).  Não haverá, no entanto, mudanças que impactem na experiência do usuário e desenvolvedor. O que se garante é que facilitadores do processo serão implantados e o trabalho ficará menos burocrático.  Nesta primeira fase a mudança mais significativa é a alteração de grupos e campos “obrigatórios na condição”…

Continuar lendo

Novas diretrizes que regulamentam a saúde e segurança do trabalho foram anunciadas dia 30/07 – pelo Governo Federal

O Governo divulgou no dia 30/07/19 importantes atualizações nas normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho, com o objetivo de esclarecer e simplificar os preceitos que protegem os trabalhadores e impulsionar o setor privado. O Presidente Jair Bolsonaro deixou claro que acredita 100% no empreendedor brasileiro e que, portanto, quer facilitar o crescimento das empresas, retirando o excesso de regulamentação que paralisa a economia. Atualmente há 36 normas vigentes…

Continuar lendo

Nova redação da NR 1 prevê treinamentos em EAD

Você, que acompanha o blog do Portal Escudo, com certeza conhece bem as Normas Regulamentadoras (NRs), que regem as disposições sobre Segurança e Saúde no Trabalho, além de estar sempre atualizado com as novidades sobre a legislação vigente. E, neste texto, trazemos uma notícia muito interessante e que pode expandir os horizontes dos treinamentos relacionados a SST: a previsão legal do uso das modalidades de Ensino a Distância (EaD) e…

Continuar lendo
Fechar Menu