BLOG DO PORTAL ESCUDO

Acidente de Trabalho: prevenir é mais barato que remediar!

Desde jovem, certamente todos ouvimos uma frase que serve para praticamente todos os aspectos de nossa vida: “prevenir é melhor do que remediar”. E, muito provavelmente, você já ignorou essa frase e sentiu na pele o quão verdadeiro é esse dito, seja com um resfriado, um prejuízo ou uma oportunidade que passou. Contudo, nos negócios, a história se repete, principalmente quando se trata de acidentes de trabalho. É fato que…

Continuar lendo

Tudo sobre os eventos de SST que devem ser enviados ao eSocial – Parte 02

No último texto, você deve lembrar que tratamos de três dos seis eventos em Segurança e Saúde no Trabalho que fazem parte do eSocial e que, logo, sua empresa será obrigada a comunicar por meio da plataforma. Lá, tratamos sobre os eventos S-1060, Tabela de Ambiente de Trabalho; S-2240, Condições Ambientais do Trabalho – Fator de Risco; e S-2245 – Treinamentos, Capacitações e Exercícios Simulados. Como são eventos diferentes, se…

Continuar lendo

Tudo sobre os eventos de SST que devem ser enviados ao eSocial – Parte 01

No último texto, trouxemos para você uma breve descrição das mudanças feitas no eSocial acerca dos eventos em Segurança e Saúde no Trabalho (SST), que agora são seis, após a publicação da nova Nota de Documentação Evolutiva (NDE 2.0). Desde a primeira vez que tratamos sobre o eSocial, fazemos questão de repetir que a adaptação à ferramenta desde já é uma opção saudável para todas as organizações, já que sua…

Continuar lendo
NDE 2.0 do eSocial: veja o que mudou nos eventos de Saúde e Segurança do Trabalho
nde

NDE 2.0 do eSocial: veja o que mudou nos eventos de Saúde e Segurança do Trabalho

O eSocial é uma realidade que, de acordo com o faseamento previsto em sua implantação, logo estará obrigatoriamente no cotidiano de todas as empresas. Como já tratamos aqui no blog em agosto, em síntese esta é uma ferramenta que integra recursos e, por consequência, vai substituir 15 ferramentas de gestão que as empresas utilizavam. Um ponto importante do eSocial é a questão da agilidade, no lançamento instantâneo de dados ou…

Continuar lendo

Mais de 20 mil empresas brasileiras podem perder suas certificações ISO 9001 e 14001

As certificações ISO são assuntos recorrentes aqui no blog do Escudo. Mas dessa vez, a discussão que trazemos serve de alerta, pois as ISO 9001, relacionada à qualidade, e a 14001, ligada a gestão ambiental, estão prestes a expirar a validade. Ou seja, aproximadamente 95% das empresas do Brasil podem ficar sem essas certificações, pois se não fizerem a atualização, perderão a chancela de qualidade garantida pelas ISO por completo;…

Continuar lendo

A implantação do eSocial e seus impactos na Saúde e Segurança do Trabalho

Os brasileiros de modo geral já devem ter ouvido falar algo, nos últimos anos, sobre o sistema eSocial, em implantação pelo Governo Federal.  Os empresários, por sua vez, não apenas devem ter ouvido falar, mas a esta época de 2018 já deveriam estar familiarizados com o sistema ou, pelo menos, cientes. Quanto aos responsáveis pelos departamentos de: Recursos Humanos, Saúde e Segurança e até Contabilidade, deveriam estar em dia para…

Continuar lendo

Metodologia 5S: como aumentar a produtividade e o engajamento em sua empresa

Você já ouviu falar na Metodologia dos 5S? É fato que cada vez mais a administração de uma organização depende das pessoas, de seu envolvimento com a filosofia do negócio e a forma como abraçam uns aos outros e seu trabalho. Não importa se falamos de uma microempresa ou de uma enorme indústria, a implementação de uma cultura no grupo de trabalho faz a diferença no sucesso do negócio –…

Continuar lendo

SGI: conheça o tripé que todo gestor de Q.S.M.S. precisa para inspirar seus liderados

Temos falado bastante por aqui sobre os Sistemas de Gestão Integrada (SGI), que englobam a Gestão de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde do Trabalho (QSMS). Em diversas oportunidades, ressaltamos que para o sucesso na implementação desses sistemas é necessário o envolvimento efetivo de todas as pessoas da empresa, desde os mais diferentes colaboradores até os mais altos níveis hierárquicos. Porém, como em qualquer ação, a dedicação plena de um…

Continuar lendo

Higiene ocupacional: como lidar com os riscos no ambiente de trabalho?

Você que nos acompanha já está habituado com temas afins à segurança e à saúde ocupacional, dos aspectos gerais aos mais específicos e às novidades, como o surgimento da ISO 45001 para regulamentar e certificar a atuação das empresas neste quesito. Hoje vamos nos aprofundar em uma das partes mais importantes deste grande universo da segurança e saúde no trabalho: a Higiene Ocupacional. De início, cabe deixar claros dois pontos…

Continuar lendo

ISO 14001: tudo que o gestor precisa saber para não arranhar a imagem da empresa

Em nosso último texto, tratamos sobre a sigla QSMS e a importância que os componentes desta estrutura têm no sucesso de uma organização: Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde. Neste texto, vamos conversar um pouco sobre a ISO 14001, que é a norma internacional que certifica a Gestão Ambiental de uma empresa. A preocupação com o meio ambiente é um tema de extrema relevância atualmente, como trata a ISO 14001.…

Continuar lendo
Fechar Menu
Top