BLOG DO PORTAL ESCUDO
Dica de especialista: 4 passos para implementar um LMS de sucesso na sua área de SST

Dica de especialista: 4 passos para implementar um LMS de sucesso na sua área de SST

O uso de tecnologias como LMS (Learning Management System, ou Sistema de Gestão de Aprendizagem, em português) é relativamente novo na área de SST. Isso porque até alguns anos atrás, a legislação não era muito clara sobre a prática de efetuar treinamentos normativos e obrigatórios por EaD.

Leia mais:

Mas tudo mudou quando a nova NR 1 chegou, lá em 2019. Com ela, o uso de EaD na área de saúde e segurança do trabalho foi regulamentado. Assim, desde que seguindo as diretrizes da Norma Regulamentadora 1, as empresas podem treinar SST a distância.

Agora, cada vez mais empresas tem buscado o EaD para solucionar seus desafios com os treinamentos obrigatórios. E para tornar a adoção de uma plataforma LMS de SST mais simples, preparamos algumas dicas de especialista para que a implantação desse sistema aconteça da melhor forma possível.

Preciso mesmo de um LMS na minha área de SST?

Contar com um sistema de gestão de aprendizagem traz benefícios não só para a empresa que adota a ferramenta, mas também para os alunos. Com um LMS é possível:

  • Reduzir os custos globais com treinamento;
  • Diminuir o tempo que o seu colaborador passa fora do posto de trabalho durante as capacitações;
  • Automatizar a gestão dos treinamentos;
  • Facilitar a emissão e envio de certificados;
  • Proporcionar maior engajamento por parte dos alunos.

Entre muitas outras vantagens. É claro que é importante escolher as empresas que ofereçam treinamentos em conformidade com a NR 1, como o Portal Escudo, para evitar multas e garantir a segurança dos colaboradores e a qualidade dos treinamentos. No entanto, de forma geral, o LMS pode ser um grande aliado na capacitação das suas equipes.

Chegou a hora de começar a implementação do LMS

É importante ter em mente que o trabalho não acaba assim que você adquire um LMS para o seu SST. Isso porque seu time vai precisar conhecê-lo de fora a dentro, de maneira que possa capacitar, dar suporte e auxiliar os alunos em todas as dúvidas.

Para que a implementação do seu LMS na área de saúde e segurança do trabalho ocorra da melhor maneira possível, basta seguir os 4 passos que estabelecemos abaixo! 👇

Conheça um LMS para sua área de SST

1 – Tenha uma equipe de implementação

Para que o LMS seja um sucesso na empresa, é preciso assegurar tempo e recursos para a implementação. Só assim será possível cumprir os prazos pré-determinados e manter-se no orçamento.

Assim, é essencial montar duas equipes de implementação, que deve consistir em:

  • Equipe central: são eles que vão assumir as atividades e decisões da implementação. Portanto, esse time deve ser constituído pelos responsáveis pela administração, suporte técnico e gerenciamento de conteúdo. Para garantir o melhor funcionamento da implantação, escolha um time que reflita o tamanho da sua empresa. De maneira geral, esse grupo deve ter um líder, um gerente de projetos, um ou dois administradores de formação e um profissional de TI.
  • Equipe estendida: esse é o grupo que vai auxiliar nos testes e fornecer feedback. Dessa forma, deve ser formado por uma amostra geral dos seus alunos e um líder de TI.

2 – Defina as expectativas e os objetivos da aprendizagem

Normalmente o que leva uma empresa a buscar por um LMS para a área de SST é a necessidade de capacitar seus trabalhadores de acordo com a legislação, mas de maneira mais flexível. No entanto, um sistema de gestão de aprendizagem pode fazer muito mais pela sua empresa.

Por isso a importância de definir as suas expectativas e os objetivos de aprendizagem. Assim é possível tirar o máximo de proveito da plataforma. Alguns recursos que você pode ficar de olho no LMS para a área de saúde e segurança do trabalho são:

  • Integração com sistema de ERP;
  • Conformidade com a NR 1;
  • Uso de simuladores e figuras 3D;
  • Opções de avaliação;
  • Acompanhamento dos alunos;
  • Emissão de certificados automática;
  • Gerenciamento de treinamentos híbridos e semipresenciais;
  • Registro de logs;
  • Acompanhamento de relatórios;
  • Disponibilização dos planejamentos pedagógicos.

3 – Aborde os desafios técnicos

Independente de você estar migrando de LMS ou implantando um sistema de gestão de aprendizagem na área de SST pela primeira vez, é indispensável analisar os possíveis desafios técnicos.

Dessa forma, tanto sua área de TI como a área de suporte e implantação da empresa fornecedora do LMS precisam estar de acordo com prazos para itens como a integração da plataforma com o sistema de ERP, a migração de dados dos alunos e a migração de treinamentos já existentes.

Prever essas possíveis dificuldades vai te ajudar a definir prazos e otimizar a implantação, de forma que seja possível evitar atrasos ou problemas pela falta de comunicação entre a sua equipe e o suporte do LMS.

Além disso, se você está migrando de plataforma LMS, aproveite para analisar sua transferência de dados. Afinal, quanto maior for a quantidade de informações para passar de uma plataforma para outra, mais tempo você vai precisar. Por isso, tente filtrar só o que é realmente necessário e usado pelos profissionais responsáveis pelas capacitações.

4 – Teste, teste muito!

Por fim, mas não menos importante, faça testes! Quanto maior a empresa, maiores as chances de um problema pequeno se tornar uma bola de neve ou passar despercebido até que seja tarde demais. Portanto, executar testes é indispensável.

Dessa forma, opte por um lançamento gradual. Deixe sua equipe estendida testar a plataforma por uma ou duas semanas e ofereça para eles um formulário de teste e feedback padronizado, que colabora para a análise posterior.

Para agilizar e otimizar essa fase, defina também um cronograma de testes e feedback, que deve ser acompanhado pelo gerente de projetos.

Você já possui um LMS para a sua área de SST?

Agora que você já sabe como implementar um LMS na área de SST, me responde uma coisa: você já possui um sistema de gestão de aprendizagem na sua área de saúde e segurança do trabalho?

Por aqui nós somos especialistas em tecnologias educacionais focadas em QSMS-RS. Nosso sistema foi o primeiro a oferecer treinamentos de SST em conformidade com a legislação e hoje já conta com mais de 55 cursos de prateleira na área de saúde e segurança do trabalho.

Pronto para descobrir tudo que o Sistema Escudo pode fazer por você? Então fale agora com um dos nossos especialistas!

Converse com um dos nossos especialistas sobre um LMS para sua área de SST

Deixe uma resposta

Fechar Menu