BLOG DO PORTAL ESCUDO
LMS: 5 recursos populares do Sistema Escudo

LMS: 5 recursos populares do Sistema Escudo

Desde o boom nas buscas pelos sistemas de gestão de aprendizagem nesse primeiro semestre de 2020, muito se tem falado sobre o LMS, o que são, seus benefícios e até mesmo dicas de como escolher a melhor plataforma. Mas quantos LMS você já conheceu de verdade?

Leia também:

Por aqui já trabalhamos com um LMS próprio para a área de SST há mais de 2 anos. Assim, decidimos abrir as nossas portas e falar um pouco sobre a nossa experiência com um sistema de gestão de aprendizagem próprio.

Portanto, separamos os recursos mais populares do Sistema Escudo para falarmos mais sobre como eles são usados pelos nossos clientes – e como você pode tirar vantagem deles! Pronto para saber mais? Então continue lendo.

Sobre o nosso LMS

Um bom LMS precisa estar de acordo com as necessidades da sua empresa. Do contrário, não será possível executar todas as suas demandas ou acompanhar suas ações de treinamento e desenvolvimento da maneira correta.

Aqui no Portal Escudo, estamos constantemente investindo em novas tecnologias – tanto em nossos treinamentos de prateleira como em nossa plataforma. Dessa forma, podemos entregar uma experiência de valor para empresas que precisam treinar SST.

Além disso, nosso LMS foi o primeiro a oferecer treinamentos para a área de SST em conformidade com a legislação. Dessa forma, permitindo que as empresas pudessem reduzir custos e capacitar seus colaboradores com qualidade e dentro da lei.

Os 5 recursos mais populares no nosso LMS

O LMS do Portal Escudo oferece uma série de funcionalidade que vão desde as pílulas de conhecimento – onde o gestor consegue oferecer um conteúdo rápido, geralmente em vídeo, que pode servir como lembrete ou como parte de um treinamento maior – até simuladores e módulos gamificados. No entanto, os 5 recursos mais populares na plataforma são:

1 – Cursos de prateleira

Os cursos de prateleira são treinamento prontos que você pode adquirir para colocar na sua plataforma, ou acessar através de um LMS terceiro – como a do Portal Escudo.

O nosso LMS possui um catálogo com mais de 55 cursos com foco em QSMS-RS. Temos tanto treinamentos obrigatórios, como o de NR 10 e NR 35, como treinamentos pontuais de alta demanda, como o mais recente que fala sobre prevenção e combate à COVID-19.

O que torna o nosso catálogo um recurso tão querido é o fato dele estar em conformidade com a legislação. Nós fomos a primeira plataforma LMS a oferecer treinamentos obrigatórios que seguissem a NR 1, que dispõe sobre como os treinamentos obrigatórios devem acontecer no EaD para terem validade perante a lei e evitar multas e passivos trabalhistas para as empresas.

Dessa forma, todos os nossos treinamentos obrigatórios oferecem:

  • Interação entre o aluno e os objetos de conhecimento;
  • Canal de comunicação entre aluno e professor aberto durante todo o período de duração do treinamento;
  • Registro de avaliações de logs dos alunos;
  • Projetos pedagógicos desenvolvidos por especialistas e disponíveis para consultas.

2 – Simuladores

O desenvolvimento e aplicação de Simuladores em nossos treinamentos faz parte do nosso comprometimento com a NR 1. Isso porque, para estar em conformidade com a legislação, é necessário promover a interação entre o aluno e os objetos de conhecimento, coisa que o simulador faz muito bem.

Sendo assim, um dos pontos que faz dos simuladores algo tão popular, é oportunidade de treinar os colaboradores em um ambiente 100% controlado e seguro, onde o feedback é imediato.

Esse imediatismo na resposta as ações dos alunos também ajuda a fixar o conhecimento, uma vez que não se prolonga no erro, mas sim na correção dele e em dar continuidade a ação – um dos grandes benefícios de aplicar a mecânica dos jogos em treinamentos. Tornando os simuladores uma ferramenta prática e assertiva para capacitar a distância.

Experimente uma aula grátis no nosso LMS!

3 – Salas de aula 24/7

Um dos grandes desafios das áreas de T&D é coordenar horários e locais para conseguir capacitar todos os colaboradores. O que acaba fazendo com que os treinamentos obrigatórios presenciais tenham um gasto maior – que pode ser reduzido com o auxílio do EaD.

A popularidade das salas de aula disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, se dá justamente pele flexibilidade que ela oferece, tanto para os gestores como para os colaboradores. Dessa forma, todo mundo aprende no próprio ritmo, no momento de maior conveniência para a empresa e o trabalhador.

Além disso, a possibilidade de definir os dias e horários em que as salas de aula estarão disponíveis ajuda o setor de T&D a controlar os acessos, evitando o risco de passivos trabalhistas, já que, de acordo com a legislação, os treinamentos precisam ser efetuados durante o horário de trabalho. O que faz com que esse recurso ganhe ainda mais pontos em popularidade.

4 – Relatórios

Os relatórios oferecem aos gestores uma visão geral de tudo que acontece na plataforma, por isso acabam se tornando um recurso tão popular no LMS. Eles permitem o acompanhamento dos números referentes a matrículas, usuários e acessos, seja em relatórios pré-definidos pelo sistema ou personalizados. Os relatórios, ainda, podem ser filtrados por:

  • Data;
  • Modalidade;
  • Unidade;
  • Categoria;
  • Cursos;
  • Setores;
  • Cargos;
  • Público-alvo.
Dashboad do LMS do Portal Escudo
Print de um exemplo de dashboard pré-definido do Sistema Escudo.

Dessa forma, cruzar dados e obter informações mais detalhadas fica ainda mais fácil, tornando a administração da plataforma e dos treinamentos uma atividade mais prática e intuitiva.

5 – Registro de Logs

A popularidade de um recurso como o registro de logs no LMS se dá, também, por ser uma exigência da NR 1 para treinar SST a distância. Isso porque os gestores precisam ser capazes de acompanhar e comprovar o comparecimento dos alunos as aulas.

Assim, o recurso torna-se indispensável para as empresas que querem agir em conformidade com a legislação, o que acaba tornando-o bastante utilizado pelos gestores.

Em consonância com a popularidade do registro de logs, estão os recursos de registro de treinamento, através do Histórico de cada aluno, e o histórico de notas. Que comprova a realização do curso e, também, como os alunos alcançaram o aproveitamento mínimo exigido para conquistarem a certificação.

Sua área de SST já possui um LMS?

Como vimos acima, a transformação digital é inevitável. Em um mundo em constante evolução tecnológica, abraçar as novas formas de fazer a capacitação traz benefícios não só para os colaboradores, mas também para os gestores e as empresas. Afinal, um LMS próprio pode deixar os treinamentos da sua área de SST mais ágeis e fáceis, sem perder em qualidade, aprendizado e segurança.

Conheça melhor a nossa plataforma e descubra como ela pode auxiliar sua área de SST a fazer muito mais, investindo bem menos. Solicite agora mesmo uma demonstração com o nosso especialista! 👇

Solicite uma demonstração do nosso LMS

Deixe uma resposta

Fechar Menu