BLOG DO PORTAL ESCUDO
Como será feita a logística de treinamentos obrigatórios em 2021?

Como será feita a logística de treinamentos obrigatórios em 2021?

Pense na sua rotina de treinamentos. Ela ainda envolve alugar salas, parear a agenda de instrutores e alunos? Disponibilizar material didático e equipamentos como projetores e computadores? Então se prepare, pois a logística de treinamentos obrigatórios está cada vez mais diferente.

Leia mais:

📌 Posso capacitar SST por webconference?
📌 Por que usar SCORM no seu treinamento EaD de SST?
📌 Treinamentos de prateleira ou próprios: qual o melhor investimento para prestadores de serviços SST?
📌 Acidentes de trabalho: como a tecnologia auxilia na prevenção?
📌 Treinamentos obrigatórios e gamificação: o que você está perdendo?

Isso porque já faz muito tempo que os treinamentos normativos não precisam ser completamente presenciais. Ou seja, muitos deles podem ser parcial ou totalmente efetuados de maneira online. O que acaba dando oportunidade para que os prestadores de serviços SST invistam em tecnologias que facilitem a gestão dos cursos.

Uma facilidade que se mostrou especialmente importante com a crise do coronavírus, que obrigou muitos prestadores de serviços a repensarem o modelo de serviço de que ofereciam. Continue lendo para entender a nossa aposta na logística de treinamentos obrigatórios em 2021! 👇

O legado da crise na logística de treinamentos obrigatórios

Como você sabe, com a crise do coronavírus os treinamentos presenciais ficaram suspensos por vários meses, uma vez que o distanciamento social se fez necessário. Com isso, foi preciso buscar outras formas de capacitar os colaboradores sem expô-los ao risco de contágio.

Nesse sentido, um dos legados da crise para a área de treinamento e desenvolvimento, inclusive nos setores de Saúde e Segurança do Trabalho, é a adoção de plataformas LMS, por onde os treinamentos EaD podem ser aplicados – uma vez que estejam de acordo com a legislação. Uma possibilidade que já é real desde 2018, quando foi aprovada a NT 54 – que, mais tarde, serviu de base para a nova NR 1.

Com as buscas expressivas por sistemas de gestão de aprendizagem durante o primeiro semestre de 2020, os especialistas já apontam que o LMS segue forte como uma tendência para a educação corporativa em 2021. Um dado que percebemos também aqui no Sistema Escudo, já que o nosso número de parceiros mais do que dobrou em relação a 2019.

Já viu um treinamento de SST online? Então acesse nosso curso de NR 17 gratuitamente!

Além disso, a possibilidade de treinar SST online, de forma remota e segura, permite que os prestadores de serviço não só ampliem seu portfolio e área de atendimento, mas também agilizem os treinamentos oferecidos e reduzam os custos de seus clientes com cursos normativos.

Otimizando a logística de treinamentos obrigatórios em 2021

Esqueça alugar salas, comparar agendas, deslocar funcionários e instrutores e todos os outros detalhes da logística de treinamentos obrigatórios presenciais que toma tanto tempo. Com o auxílio de um LMS você otimiza e até mesmo exclui algumas das etapas, já que tudo é feito online. Dá só uma olhada nas vantagens logísticas de uma plataforma de treinamento digital. 👇

1 – Salas de aulas abertas 24h/dia

Quando você treina através de um LMS, suas salas de aulas ficam abertas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ou seja, seu cliente pode treinar no próprio ritmo e no horário que for melhor para ele. Também é possível restringir o horário em que as salas estarão disponíveis.

Por exemplo, permitir que sejam acessadas apenas em horário comercial, já que de acordo com a legislação, o colaborador precisa ser treinado durante o expediente ou receber hora extra para isso – já que o contrário pode resultar em multas e passivos trabalhistas para o seu cliente.

2 – Instrutores sempre disponíveis

Com o apoio de um LMS como o Sistema Escudo, você também tem a garantia de um instrutor disponível para tirar dúvidas dos alunos. Assim, sempre que o aluno tiver alguma pergunta durante o curso, ele pode acessar a área de tira-dúvidas e enviá-la por lá para o professor, que responderá a questão.

3 – Deslocamento de funcionários e instrutores

Chega de dor de cabeça com transporte e acomodações para professores e alunos. Com o LMS esse problema é arrancado pela raíz, uma vez que os treinamentos são todos online e não exigem deslocamento: apenas que o aluno possua acesso a um computador, tablet ou smartphone com internet. O que também vale para o instrutor designado para o caso de dúvidas.

4 – Redução no tempo de treinamento

As NRs determinam o tempo de duração dos treinamentos. No entanto, como o LMS permite que o aluno aprenda no seu próprio ritmo – e isso inclui pular conteúdos que já sabe ou retornar aqueles que tem mais dificuldade – o tempo de capacitação acaba sendo reduzido em pelo menos 50%.

Dessa forma, o treinamento dos seus clientes acaba sendo otimizado, já que ele não fica tanto tempo sem os funcionários no posto de trabalho e o aluno aprende mais facilmente e no seu próprio tempo.

5 – Geração e entrega de certificados automática

Por fim, mas não menos importante, ao adotar um LMS a logística em relação a geração e entrega de certificados acaba ficando bem mais simples. Isso porque, em uma plataforma como o Sistema Escudo, eles são gerados automaticamente ao fim do treinamento.

Ou seja, o aluno consegue resgatar o documento assim que tem um resultado satisfatório na avaliação final. Para isso, ele só precisa acessar a área de certificados no LMS e baixar o seu com apenas um clique.

Como você fará a logística de treinamentos para atender aos seus clientes?

Agora que você já sabe que a logística de treinamentos obrigatórios para 2021 segue a tendência do LMS de 2020, responde pra gente: está pronto ou vai deixar seu concorrente sair na frente e oferecer EaD ao seu cliente antes de você?

Aqui no Sistema Escudo nós investimos constantemente em tecnologia para que você possa oferecer inovação aos seus clientes. Além disso, possuímos mais de 55 cursos de prateleira para que você possa suprir demandas o quanto antes. Quer começar? Clique no banner abaixo e agende um horário com o nosso especialista. Vamos dar o pontapé inicial nessa parceria de sucesso agora mesmo!

Fale com um dos nossos especialistas e se prepare para uma nova logística de treinamentos obrigatórios!

Deixe uma resposta

Fechar Menu