BLOG DO PORTAL ESCUDO
7 motivos para treinar SST com uma plataforma LMS

7 motivos para treinar SST com uma plataforma LMS

Capacitar a área de Saúde e Segurança do Trabalho apenas com treinamentos presenciais é coisa do passado. Desde a publicação da nova NR 1, o uso de plataforma LMS para treinar SST vem superando tabus e a desconfiança de muita gente. Assim se transformando em umas das principais ferramentas de acesso ao conhecimento da atualidade.

Se no início havia um preconceito, hoje, gradativamente ele dá lugar à certeza de que a plataforma LMS é um investimento inteligente e assertivo. Prova disso é disseminação da modalidade de ensino a distância em todo o Brasil, que recentemente somou cerca de 9 milhões de alunos, de acordo com a ABED (a Associação Brasileira de Ensino a Distância).

Além disso, com a crise do novo coronavírus, a transformação digital passou a ser um tópico bastante discutido dentro das empresas, cujo resultado pode ser visto no aumento expressivo pela busca de plataformas LMS para capacitar colaboradores em todos os setores. Inclusive na área de SST. Se esse é o seu caso, então você precisa conhecer todos os benefícios dessa ferramenta para a sua área de saúde e segurança do trabalho!

Quais os benefícios de uma plataforma LMS?

Muito mais do que uma alternativa flexível e acessível, os treinamentos a distância tem sido a solução para quem quer investir em capacitação com economia de tempo, dinheiro e flexibilidade de estudo.

Na área de SST, a plataforma LMS também é uma forma de conquistar maior engajamento dos colaboradores com os conteúdos, promovendo uma melhor absorção do conhecimento e, por consequência, uma equipe mais bem preparada para lidar com os riscos do dia a dia.

Listamos outros benefícios de uma plataforma LMS abaixo. 👇

1 – Economias de tempo e dinheiro

Treinamento presenciais possuem gastos fixos, como aqueles com o transporte até o local de treinamento, aluguel de espaço, hospedagem, alimentação, ferramentas de apoio, etc.

Já com uma plataforma LMS, os gastos fixos diminuem bastante, uma vez que a logística é bem mais simples e a única ferramenta necessária que os alunos precisam para completar a capacitação é um computador com acesso a internet. Além disso, o sistema também ajuda a economizar tempo. Isso porque os colaboradores vão aprender no próprio ritmo, o que gera uma redução no tempo de treinamento superior a 50%.

2 – Acessibilidade

A possibilidade de treinar as equipes de SST onde quer que eles estejam já se provou de grande valia. Especialmente para os times que trabalham em locais mais remotos, de difícil acesso, que não conseguem ir até uma sala de aula – e deslocar um instrutor até lá não é viável.  Nesses casos, a plataforma LMS acaba se tornando indispensável.

Fora isso, em tempos de coronavírus, a plataforma online também tornar realidade treinar colaboradores em trabalho remoto, seja em casa ou em outros ambientes.

3 – Flexibilidade

Coordenar a agenda dos alunos? Do instrutor? Isso é coisa do passado. Com uma plataforma LMS, é possível manter salas de aula virtuais abertas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ou apenas nos horários e dias pré-definidos pelo RH. A escolha é do empregador, o que possibilita maior flexibilidade para a capacitação, além de otimização do tempo – tanto de gestores como de alunos.

4 – Engajamento e eficiência

Plataformas LMS permitem o uso de recurso tecnológicos que aumentam e facilitam o engajamento, como: simuladores, módulos gamificados e de aprendizagem colaborativa. Além disso, ao utilizar ferramentas – como smartfones, tablets e computadores – com as quais os alunos tem mais afinidade, o treinamento acaba tornando-se mais fácil.

E ainda, quando o aluno está engajado com o treinamento, a ação acaba se tornando mais eficiente. Isso porque o envolvimento do colaborador com os materiais torna a absorção do conhecimento mais natural.

Tudo que você precisa saber cobre uma plataforma LMS para treinar SST por EAD.

5 – Gestão completa e fácil

Outro ponto positivo da plataforma LMS é a gestão, que acaba otimizando o tempo dos administradores. Isso porque elas permitem uma visão geral de tudo que está acontecendo, além de entregar informações específicas e dados cruzados. É possível montar turmas, abrir e fechar salas de aula, disponibilizar treinamentos, montar relatórios e muito mais, tudo de forma intuitiva e descomplicada.

Alguns sistemas, ainda, permitem que você gerencie até mesmo os treinamentos presenciais, que possuem uma logística bem mais complicada do que aqueles por EAD.

6 – Padronização dos programas de treinamento

Com a plataforma LMS também é possível deixar os treinamentos de SST padronizados. Isso porque o sistema permite grande escalabilidade das ações, algo que é bem mais difícil fazer quando a ação é presencial. A logística é bem mais complicada e os instrutores não conseguem aplicar o treinamento para turmas muito grandes, o que não é um problema no EAD.

A plataforma também permite que os seus treinamentos sejam realizados com uma frequência bem maior. Assim, aumenta a segurança da empresa em relação as fiscalizações e também referente aos colaboradores.

7 – Relatórios e indicadores para tomadas de decisão

Por fim, mas não menos importante, a plataforma LMS permite que as decisões sejam orientadas por dados. Ou seja, a plataforma acompanha todas as interações dos alunos com os treinamentos para oferecer diversas informações relevantes nos relatórios – que podem ser pré-definidos pelo sistema ou personalizados de acordo com a necessidade do gestor.

Dentre os indicadores, é possível encontrar aqueles exigidos pela NR 1 – como o registro de logs e resultados de avaliações – bem como número de alunos matriculados ou cursos concluídos, que podem ser cruzados para auxiliar na análise dos gestores sobre desempenho e custo benefício, por exemplo.

Comece a treinar a área de SST com uma plataforma LMS agora mesmo!

Então, agora que você já conhece os benefícios de uma plataforma LMS, conta para gente: o que te impede de começar a usar uma agora mesmo na área de SST? Especialistas já apontam que o futuro está repleto de sistemas de gestão de aprendizagem e que os benefícios se estendem para toda a empresa – não apenas para a área que está sendo treinada. Vai ficar de fora?

Clique no banner e agende agora uma demonstração com o nosso especialista. Veja ao vivo o que uma plataforma LMS focada em SST pode fazer pelo seu negócio!

Solicite uma demonstração com a nossa plataforma LMS!

Deixe uma resposta

Fechar Menu