BLOG DO PORTAL ESCUDO
Por que usar SCORM no seu treinamento EaD de SST?

Por que usar SCORM no seu treinamento EaD de SST?

Você se lembra de quando ainda assistíamos filmes em DVD? Já pensou se, naquela época, sempre que quiséssemos fazer uma “sessão de cinema” precisássemos de um aparelho de DVD diferente, pois o formato do disco não era igual? Antes do SCORM, era mais ou menos isso que acontecia na educação corporativa!

Leia mais:
📌 Treinamentos próprios ou de prateleiras: qual o melhor investimento para prestadores de serviço SST?
📌 Acidentes de trabalho: como a tecnologia auxilia na prevenção
📌 O que você está perdendo ao não usar gamificação nos treinamentos obrigatórios?
📌 Desmitificando o SST online: qual o melhor treinamento para a área?
📌 Transformação digital nas empresas: como ela influencia o QSMS-RS
📌 LMS: 5 recursos populares do Sistema Escudo

Isso porque a internet ainda engatinhava e não existia um formato universal para o desenvolvimento de treinamentos. O que fazia com que cada instituição educacional precisasse desenvolver seus próprios treinamentos e plataformas. Diferentemente do que acontece hoje em dia.

Com treinamentos em SCORM é possível mudar de plataforma sem se preocupar se existirá compatibilidade entre o material que já foi desenvolvido e que ainda será. Além disso, esse padrão auxilia na hora de desenvolver ações interativas, imersivas e dinâmicas. E por isso vamos explicar um pouco mais sobre o que ele é e porque o setor de SST deveria usá-lo em suas capacitações. Continue lendo!

O que é SCORM?

Como mencionamos acima, o SCORM é um padrão que surgiu para transformar a aprendizagem corporativa e permitir sua escalabilidade e fácil distribuição. Isso porque nem sempre o EaD foi sinônimo de educação online. Por muito tempo, o ensino a distância foi feito por telefone e correspondência, por exemplo.

No entanto, assim que a internet começou a se popularizar e se tornou uma opção cada vez mais viável, no início dos anos 2000, ela também passou a ser uma forte candidata para a distribuição do EaD, tanto na educação formal como na corporativa. O único problema era que não existia um padrão a ser seguido para o desenvolvimento de treinamentos e plataformas.

E é aí que entra a ADL, a Advanced Distributed Learning, uma iniciativa do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que solicitou a criação do padrão SCORM para facilitar a distribuição dos cursos preparatórios do exército. 

No entanto, o padrão acabou ganhando notoriedade pois, nos anos 2000, a necessidade por uma padronização era enorme. Assim, todas as agências federais dos Estados Unidos passaram a usá-lo. E não demorou, também, para que o SCORM se espalhasse para o mundo.

Experimente uma aula grátis e veja o SCORM na prática!

SCORM na atualidade

O SCORM já existe há mais de 20 anos e sua última versão surgiu em 2011, uma nova geração chamada Tin Can API, que em 2013 foi renomeada para Experience API. Apesar de antiga, essa padronização auxilia o desenvolvimento de treinamentos até hoje, pois:

  • Padronizou a comunicação entre conteúdos e LMS;
  • Possibilitou a reutilização de objetos de aprendizagem em diferentes módulos;
  • Flexibilizou o uso dos objetos de aprendizagem para que eles pudessem ser utilizados em diferentes etapas do processo de ensino e com diferentes perfis de alunos;
  • Universalizou os objetos de aprendizagem, de maneira que eles possam ser aplicados em qualquer plataforma.

Qual o benefício de usar SCORM nos treinamentos EaD de SST?

O maior benefício do SCORM é, com certeza, na padronização do conteúdo, que permite sua transferência de plataforma sem que ele precise voltar para as mãos do desenvolvedor para ser adaptado ou – pior ainda – refeito.

No entanto, o formato também colabora ao permitir que os desenvolvedores criem treinamentos com objetos de aprendizagem nos mais diversos formatos. Através deles, é possível criar uma jornada onde o aluno possa interagir com textos, áudios, slides, simuladores, vídeos interativos e muito mais.

O que acaba potencializando a jornada de aprendizagem, uma vez que o dinamismo da ação contribui para reter a atenção dos colaboradores e auxiliar na absorção do conhecimento passado. O que acaba garantindo melhores resultados para as ações de T&D. Sejam elas obrigatórias, como os treinamentos EaD de SST, ou não.

Além disso, um dos pontos levantados pela NR 1 para a conformidade dos treinamentos EaD de SST com a legislação, é a necessidade de promover a interação entre os alunos e os objetos de aprendizagem. Com o uso do SCORM, é possível criar uma jornada de aprendizagem completamente interativa e cumprir as determinações das normas regulamentadoras.

Treinamentos do Sistema Escudo

Como exemplo, vamos usar o Sistema Escudo. Por aqui, todos os nossos treinamentos são desenvolvidos de acordo com o SCORM. Isso porque utilizamos os mais diversos formatos de objetos de aprendizagem, de forma que nossos cursos possam oferecer maior interatividade e engajamento.

Assim, nos apoiamos no padrão para construir treinamentos como o de primeiros socorros, que conta com texto, áudio e até mesmo um simulador, que permite ao aluno vivenciar uma situação de perigo em completa segurança, através de um ambiente 100% controlável.

Além disso, ao utilizarmos SCORM também é possível incluir os seus treinamentos em nossa plataforma. Por exemplo, caso você já possua um treinamento específico digital que queira oferecer aos seus clientes através da sua plataforma premium do Sistema Escudo, é possível! E tudo isso graças a essa padronização.

Ofereça treinamentos EaD em conformidade com a lei!

Agora que você já conhece como o SCORM funciona e o que ele oferece para os treinamentos EaD de SST, me responde uma coisa: você já oferece cursos de saúde e segurança do trabalho online?

Nos últimos meses percebemos um grande aumento na oferta de cursos EaD para saúde e segurança do trabalho, mas também notamos que muitos deles não estavam em conformidade com lei – especialmente aqueles oferecidos através de plataformas de vídeochamadas, como Zoom, Google Meets e Microsoft Teams.

Isso acontece porque uma das determinações da NR 1 para a conformidade dos treinamentos online de SST com a legislação é justamente manter um registro de logs dos alunos e da execução do treinamento. O que só é possível através de uma plataforma LMS/sistema AVA. E o não cumprimento dessas regras pode acarretar multas e até interdição para o seu cliente.

Por isso, evite dores de cabeça! Clique no banner abaixo e converse agora mesmo com um dos nossos especialistas. Comece a oferecer treinamentos SST online com qualidade e em conformidade com a legislação agora mesmo!

Fale agora com o nosso especialista!

Deixe uma resposta

Fechar Menu