BLOG DO PORTAL ESCUDO
Atitudes a serem tomadas pelas empresas a fim de diminuir o impacto ambiental!

Atitudes a serem tomadas pelas empresas a fim de diminuir o impacto ambiental!

Diariamente realizamos a troca de produtos dos mais diversos segmentos, seja por estarem desgastados ou pelo avanço da tecnologia. Com isso, acabamos descartando os antigos de forma irresponsável, sem que se pense no impacto que esta atitude pode causar no meio ambiente em um futuro não tão distante. Ações sustentáveis do passado ainda valem, como a proibição de pesticidas ou de queimadas e desmatamentos sem o posterior reflorestamento. No entanto, isso não é o bastante, e há a necessidade de criar uma cultura de sustentabilidade não somente envolvendo o consumidor final, mas também as instituições!

 

Para ajudar nesta minimização dos problemas causados por substâncias químicas nocivas, por exemplo, há de se realizar uma análise de risco da planta da instituição que trabalha nesta área, para que seja possível prevenir acidentes. Alguns fatores colaboram para a elaboração de uma estratégia que seja capaz de reduzir riscos: o uso de materiais e condições de operação menos prejudiciais ao meio ambiente; uso de controles de processo para melhor monitoramento; entre outros. Mesmo com todas as precauções, ainda é comum a ocorrência de acidentes em indústrias químicas. Por isso, é necessário que existam procedimentos contidos nos planos de emergência de cada empresa, que devem ser seguidos para que os impactos sejam minimizados.

 

É preciso gerenciar minuciosamente os riscos ambientais, descobrindo e analisando os pontos vulneráveis do processo, para que seja possível reagir com eficácia aos imprevistos. Além disso, o compromisso ambiental não é responsabilidade somente da diretoria: precisa ser assunto de toda a organização. Por fim, instituições ambientalistas podem e devem atuar junto aos estudantes e à sociedade em geral, alertando as pessoas dos problemas iminentes que o mundo pode enfrentar em relação ao meio ambiente. É preciso conscientizar!

Deixe uma resposta

Fechar Menu