Metodologia

Movido pelo desafio de implantar a cultura de segurança dentro das empresas, o Portal Escudo investe, expressivamente, no uso de tecnologias de aprendizagem para a capacitação dos trabalhadores.

Acreditamos que colaboradores qualificados, seguros e motivados são vitais para o crescimento das empresas. Por isso, nossa equipe reúne: engenheiros, técnicos, designers instrucionais, pedagogos e conteudistas, que trabalham diariamente para entregar treinamentos de altíssima qualidade e que vão além da certificação.

Andragogia

É de conhecimento geral que a Pedagogia é a ciência que trata da educação de crianças e jovens. Mas no ambiente do trabalho a partir dos anos 70, surgiu uma ramificação da pedagogia focada na educação de adultos, a Andragogia. 

A Andragogia, conforme Malcolm Knowles, é a arte ou ciência de orientar adultos a aprender. O termo andros vem do grego e significa literalmente homem. Deste modo, o conceito de Andragogia trata das técnicas aplicadas na educação dos adultos, em contraposição à pedagogia, que trata das técnicas aplicadas na educação de crianças.

No âmbito do ensino de conteúdos de saúde e segurança, a Andragogia traz o entendimento que:

  • Os trabalhadores se motivam a aprender quando percebem que o conteúdo ensino tem aplicação prática em seu dia a dia.
  • Orientados para a prática, o trabalhadores focam sua atenção para situações da vida e não em assuntos sem conexão com a realidade.
  • A experiência e a contextualização dos conteúdos são ferramentas importantes para que os trabalhadores aprendam de forma eficiente.
  • Pelo fato de serem autodirigidos, os trabalhadores precisam ser questionados sobre o que conhecem, confrontando o que sabem frente os novos conteúdos ensinados.
  • Por terem históricos de vida distintos entre si, com a idade os trabalhadores desenvolvem diferentes estilos e ritmos de aprendizagem, diferentes capacidades de manter a atenção e, por isso, o treinamentos devem dar conta destas diferenças.

Diferentes Estilos e Ritmos de Aprendizagem

Todas as pessoas são iguais? Todas aprendem do mesmo modo? Todas aprendem no mesmo ritmo? Quem já esteve a frente de uma turma com a tarefa de ensinar, já percebeu que em um grupo encontramos diferentes estilos e ritmos de aprendizagem.

Quando estamos falando de Estilos de Aprendizagem, estamos falando da característica predominante que um indivíduo possui para aprender um novo conteúdo. Há várias classificações possíveis para os estilos de aprendizagem, mas de modo geral, podemos trabalhar com 3 estilos:

  • Visual – É o estilo que aprende através do estimulo visual e suas variações. São pessoas que aprendem mais facilmente através de vídeos, animações, infográficos e textos.
  • Auditivo – É o estilo que aprende através do estimulo auditivo. São as pessoas que aprendem mais facilmente ouvindo um podcast, um locutor e reforçadores auditivos que simbolizem acerto ou erro.
  • Cinestésico – É o estilo que aprende através da interação e movimento. São as pessoas que aprendem mais facilmente interagindo com o conteúdo, com jogos e simulações, com atividades práticas.

Já sobre os Ritmos de Aprendizagem não existem classificações. Porém, existem variações perceptíveis quanto a velocidade com que os trabalhadores aprendem. O treinamento ideal deveria levar em consideração esta realidade e permitir ao trabalhador aprender no seu ritmo pessoal, rever conteúdos quantas vezes precisar, sem obriga-lo a um ritmo que para ele seja antinatural.

Importante é levar em consideração que as pessoas podem aprender mais facilmente através de um destes estímulos ou pela mescla deles, por isso um treinamento deve prever essas diferenças e oferecer recursos que potencializem a aprendizagem independente do estilo ou ritmo do trabalhador.

Sala de Aula Invertida ou Flipped Classroom

Utilizamos a metodologia Flipped Classroom ou Sala de Aula Invertida para potencializar a aprendizagem e o ganho de eficiência nos treinamentos. Essa metodologia é reconhecida internacionalmente pelos resultados positivos, sendo utilizada pelas melhores instituições de ensino do mundo.

Consiste na divisão do treinamento em 2 momentos: preparação teórica e aplicação prática.

A preparação teórica é realizada com o trabalhador acessando a plataforma de ensino. Nela ele interage com objetos de ensino que respeitam o seu ritmo e estilo de aprendizagem. Após comprovar o domínio do conteúdo teórico o trabalhador participa da aplicação prática, ou seja, do treinamento In Company onde aplicará todos os conceitos aprendidos durante a preparação teórica.

É durante a prática que surgem as dúvidas e o trabalhador tem a sua disposição os instrutores do Portal Escudo com proficiência para sanar essas dúvidas.

Top

Solicite uma demonstração e/ou
informações dos nossos produtos

Fale com o nosso Especialista em
Treinamentos Personalizados

Fale com o nosso Especialista