BLOG DO PORTAL ESCUDO
FAQ Escudo: nossos especialistas respondem as principais dúvidas dos prestadores de serviços SST com treinamentos EaD

FAQ Escudo: nossos especialistas respondem as principais dúvidas dos prestadores de serviços SST com treinamentos EaD

A possibilidade de efetuar treinamentos normativos por EaD ainda é recente. A NT 54, a primeira a regularizar de alguma forma a modalidade, entrou em vigor apenas em 2018. Por isso, é normal que muitos prestadores de serviços SST ainda tenham dúvidas sobre essa forma de realizar as capacitações obrigatórias.

Leia mais: 

Isso porque, por serem obrigatórios os treinamentos precisam seguir a risca as diretrizes da Norma Regulamentadora 1, já que o contrário resulta em multas e até mesmo interdição de máquinas, setores e empresas inteiras. E ninguém quer isso, não é mesmo?

Por isso, nossos especialistas responderam algumas das dúvidas mais frequentes dos prestadores de serviços SST. Afinal de contas, a melhor forma de tomar uma decisão de forma inteligente é estar munido com todas as informações necessárias.

As dúvidas mais frequentes dos prestadores de serviço SST

Sempre que falamos de ferramentas que inovam e transformam um mercado, é esperado ter dúvidas, já que é através delas que podemos entender melhor como tudo deve funcionar, o que isso tem a ver com o nosso negócio e como nos beneficiamos dela. Por isso, se você ficar com quaisquer dúvidas depois desse FAQ, não hesite em nos enviar um e-mail!

Agora, vamos começar?

1 – É legal treinar SST pela internet?

Sim! Em 2018 o governo aprovou a Nota Técnica 54, que já previa treinamentos normativos por EaD – contando que seguissem as diretrizes específicas de cada NR. Mais tarde, esse texto serviu de base para a criação da nova NR 1, publicada em 2019, que regulou de uma vez por todas a capacitação obrigatória a distância.

Aliás, nós do Sistema Escudo participamos da comissão que ajudou a formular o texto da NT 54. E temos muito orgulho de fazer parte dessa história e da transformação do nosso setor no Brasil!

2 – Como sei que o treinamento online está de acordo com a legislação?

A NR 1 deixa bem claro todos os tópicos que os treinamentos precisam cumprir para estar de acordo com a legislação. Ela define desde os meios por onde os prestadores de serviços SST podem oferecer treinamentos normativos – apenas por um LMS – até os itens que devem constar no projeto pedagógico de cada capacitação.

Agora, vale destacar a importância de se atentar para as especificações de cada NR. Isso porque, ainda que os treinamentos normativos possam ser feitos pela internet, os cursos que exigem um módulo prático deixam claro que ele não pode ser feito por EaD. Ou seja: as etapas práticas das capacitações precisam ser feitas de forma presencial.

Sendo assim, treinamentos como o de NR 35 – Trabalhos em Altura, por exemplo, podem ser feitos no modelo híbrido (também conhecido como sempresencial ou blended), onde a capacitação técnica é feita por EaD e a prática, presencialmente.

Baixe nosso checklist de conformidade para prestadores de serviços SST!

3 – Posso capacitar SST por webconferência?

Não! Por favor, não faça isso! Treinamentos normativos precisam seguir as diretrizes da NR 1 para agirem de acordo com a legislação – e evitarem multas e interdições de fiscais. E como a NR 1 determina que os treinamentos devem ser feitos através de um LMS, a webconferência está fora de questão.

Isso acontece porque a NR 1 exige que algumas informações fiquem registradas para fins de fiscalização e garantia de que o aluno realmente participou da capacitação, como:

  • Registro de logs dos alunos;
  • Registro das avaliações.

Você pode saber mais sobre isso com o nosso artigo Posso capacitar SST por webconferência?

4 – Quais prestadores de serviços SST podem oferecer treinamentos EaD?

Qualquer um. Os prestadores de serviços SST que querem oferecer treinamentos normativos por EaD não precisam de uma formação específica para incorporarem o catálogo de cursos ao seu portfólio.

Dessa forma, tudo que você precisa para oferecer capacitação em saúde e segurança do trabalho online é possuir um LMS (também conhecido como AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem) com cursos que sigam a legislação.

5 – Preciso de uma licença para vender treinamentos SST online?

Não. Como mencionamos acima, os prestadores de serviços SST que querem trabalhar com treinamentos obrigatórios por EaD não precisam de uma formação ou licença especial para fazê-lo. Portanto, basta o LMS com cursos em conformidade com a NR 1 – que podem ser desenvolvidos por você mesmo ou adquiridos de uma empresa terceira, como o Sistema Escudo.

6 – O que preciso fazer para oferecer treinamentos SST online?

Você não precisa de muito para oferecer treinamentos normativos por EaD. E certamente não precisa ser uma empresa grande para fazê-lo Muitos pequenos prestadores de serviço SST tem se voltado para os cursos obrigatórios digitais como uma forma de oferecer inovação. Para isso, basta que você possua um LMS que:

  • Registre logs dos alunos por até 02 (dois) anos após o término do treinamento;
  • Guarde o resultado da avaliação por até 02 (dois) anos;
  • Disponibilize o material de apoio digital;
  • Gere certificados com validade de 02 (dois) anos;
  • Permita o acesso fácil ao plano pedagógico de cada treinamento.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre a legislação a cerca dos treinamentos normativos EaD, acesse o nosso hyperbook: Guia Completo Sobre Treinamentos Normativos EaD.

7 – Quais os benefícios para os prestadores de serviços SST oferecerem treinamentos normativos online?

Aqui no Sistema Escudo, percebemos que os prestadores de serviços SST que saíram na frente e apostaram em treinamentos normativos EaD em 2020, acabaram fechando o ano com um saldo em caixa muito positivo.

Como disse o especialista do SOC, Sérgio Miranda, na nossa live Como ganhar dinheiro com SST: “Prestadores de serviço ganham dinheiro na saúde e na doença”, e a capacitação EaD é mais uma das ferramentas para conquistar isso. Assim, alguns dos benefícios que você pode esperar ao oferecer esse serviço são:

  • Aumentar o portfólio de serviços ofertados;
  • Competir como igual com empresas grandes;
  • Participar da cotação de treinamentos de grandes empresas;
  • Inovar nos serviços oferecidos;
  • Entregar um diferencial aos clientes.

Aumente seu portfólio de serviços SST!

E então, conseguimos tirar todas as suas dúvidas sobre trabalhar com treinamentos normativos EaD? Como prestador de serviços SST, você pode ganhar muito ao trazer tecnologia e inovação para a sua empresa. Afinal de contas, a adesão ao ensino a distância nas empresas cresceu muito em 2020 – e a tendência é que continue assim em 2021. Inclusive na área de saúde e segurança do trabalho.

Comece a transformação na sua empresa agora mesmo. Ofereça treinamentos normativos por EaD em conformidade com a legislação para os seus clientes. Clique no banner e agende um horário para uma conversa com um dos nossos especialistas.

converse com os nossos especialistas sobre como o EaD auxilia prestadores de serviços sst como você!

Deixe uma resposta

Fechar Menu