BLOG DO PORTAL ESCUDO
Desmitificando o SST online: qual o melhor modelo de treinamento para a área?

Desmitificando o SST online: qual o melhor modelo de treinamento para a área?

Por muito tempo a área de Saúde e Segurança do Trabalho acreditou que era impossível treinar SST online. No entanto, desde a publicação do novo texto da NR 1 esse modelo de capacitação passou a ser uma realidade – e muito bem vinda – para diversas empresas.

Leia mais:

De forma geral, a possibilidade e treinar SST online trouxe maior flexibilidade para as ações de capacitação, que agora conseguem chegar a locais de difícil acesso. O que facilita a logística dos treinamentos.

E tudo isso sem perder a qualidade ou deixar de seguir as diretrizes das Normas regulamentadoras, claro. Sempre contando com o apoio de instrutores capacitados para auxiliar os alunos com dúvidas ao longo das ações de treinamento.

O que significa SST online?

O SST online se refere as ações de treinamento obrigatórias feitas de forma parcial ou total através da internet. Uma possibilidade que começou a ser regulamentada lá em 2018, com a Nota Técnica 54. Através dela, o então Ministério do Trabalho estabeleceu quais os treinamentos poderiam ser realizados de forma digital. Ou seja, através da modalidade EaD e semipresencial.

No ano seguinte, em 2019, foi aprovada o novo texto da Norma Regulamentadora 1, que cimentou de vez os requisitos exigidos para a realização de treinamentos obrigatórios através da internet. Algumas das exigências da NR 1 para a realização de treinamento de SST online são:

  • Capacitação através de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA);
  • Interação do aluno com os objetos de estudo;
  • Efetuação do registro de logs dos alunos, entre outras.

A NR 1 ainda estabelece que cada treinamento deverá respeitar as diretrizes de suas respectivas normas regulamentadoras. Dessa forma, como algumas delas exigem a execução da parte prática presencial, alguns treinamentos obrigatórios só poderão ser realizados nas modalidades presenciais ou semipresenciais.

Entenda o que é preciso para oferecer treinamentos de SST online.

Quais os modelos de treinamento disponíveis?

Atualmente é possível oferecer treinamentos para a área de saúde e segurança do trabalho através de 3 modalidades: a presencial, a semipresencial e a distância (EaD). Falamos sobre cada um deles abaixo:

Presencial

Nos treinamentos presenciais os alunos e instrutores se encontram pessoalmente, em uma sala de aula, para cumprir uma carga horária pré-determinada por cada NR.

Apesar de poder contar com a tecnologia em sala de aula, todas as atividades e avaliações são feitas em sala de aula, com a presença do instrutor. Isso vale tanto para o estudo da parte teórica como da porção prática de cada treinamento obrigatório.

Semipresencial (Blended learning ou modelo híbrido)

Já os treinamentos semipresenciais voltados para a área de saúde e segurança do trabalho, também chamados de blended learning ou modelo híbrido, costumam ser divididos em duas etapas: a teórica e a prática. Assim, o empregador consegue:

  • Executar o treinamento teórico de forma online, através de um AVA (ou LMS), respeitando o ritmo de cada aluno e flexibilizando os horários da turma.
  • Realizar o treinamento prático de forma presencial, contando com o acompanhamento de um instrutor especialista no tema que auxiliará os alunos a colocarem em prática tudo que aprenderam nas atividades online.

A distância (EaD)

A modalidade de ensino a distância (EaD) é feita totalmente através da internet. Pode ser tanto síncrona, ou seja, quando instrutor e aluno estão online ao mesmo tempo (geralmente com aulas ao vivo), como assíncrona, quando as aulas são gravadas e aluno e professor não precisam estar disponíveis ao mesmo tempo na sala virtual.

O modelo assíncrono costuma ser o mais comum, uma vez que flexibiliza os horários, permitindo que seja feito no tempo e ritmo de cada aluno. Eliminando a pressa, que favorece o erro. Além disso, o modelo EaD permite que os gestores acompanhem os logs dos alunos, suas notas nas avaliações e a forma como interagem e consomem os conteúdos.

Afinal, SST online é o melhor modelo?

A primeira coisa que precisamos ter em mente quando falamos de treinamento para a área de saúde e segurança do trabalho é que não existe uma resposta universal.

Isso porque cada empresa lida com desafios específicos que podem se beneficiar mais ou menos com determinada modalidade. Além disso, é importante ficar atento as exigências das NRs, uma vez que é necessário estar em conformidade com elas para garantir a legitimidade dos treinamentos.

No entanto, é indiscutível que treinar SST online é uma realidade, seja através de cursos semipresenciais ou EaD. Além de ser um modelo que oferece tanto qualidade, controle e mensuração de eficácia quanto o presencial.

Em vez de enxergar as tecnologias com desconfiança, é importante entendê-las como aliadas.  Ao capacitar os colaboradores com maior facilidade é possível economizar tempo, reduzir custos de T&D e promover mais conscientização e prevenção acerca dos acidentes e doenças do trabalho. O que, por si só, colabora para a manutenção e competitividade da empresa.

Diferenças entre o modelo presencial, semipresencial e EaD

A melhor forma de encontrar a modalidade de treinamento ideal para a sua empresa é comparar as diferenças de cada um com as demandas e especificidades da organização. Por isso, separamos abaixo as diferenças entre cada um dos modelos. Assim, é possível tomar uma decisão bem informada.

 PresencialSemipresencialEaD
AulasFeitas em sala de aula, com a presencial de um instrutor e os alunos, durante um horário pré-determinado.Aulas da etapa teórica são feitas online (sejam elas gravadas ou ao vivo). Já a parte prática conta com uma aula presencial, em um horário pré-determinado.Aulas 100% online, podendo ser assíncronas (gravadas) ou síncronas (ao vivo), feitas através de um AVA ou LMS.
InteraçõesAs interações na modalidade presencial são constantes e em maior intensidade, já que aluno e instrutor se veem todos os dias durante o treinamento.A interação é menor, já que durante a aula teórica ela se dá pelo fórum de dúvidas. Ao contrário da etapa prática, que conta com encontros presenciais entre instrutor e alunos.A interação entre alunos e instrutor é menor e costuma ser mais limitada ao fórum tira-dúvidas.
AvaliaçõesAs provas são feitas em sala de aula, na presença do instrutor.As avaliações teóricas são feitas pelo AVA/LMS, enquanto a prática é feita de forma presencial.Todas as avaliações são feitas pelo próprio AVA/LMS.
CustosÉ preciso calcular o custo de deslocamento dos alunos e instrutores, local para execução do treinamento, impressão do material didático, coffee break, etc.Os custos são reduzidos, já que metade é feita através do LMS/AVA. No entanto, ainda há o custo com deslocamento, aluguel de espaço, aluguel de material, coffee break, etc para a parte prática.Como todas as ações são digitais, os custos são reduzidos e concentrados na aprimoração da plataforma e aquisição de novos treinamentos.

SST online: uma opção segura para capacitação

Por fim, podemos entender o SST online, tanto no formato semipresencial como EaD, como uma opção segura e viável para a capacitação dos colaboradores na área de saúde e segurança do trabalho. Uma escolha que favorece a flexibilização, escalabilidade e redução de custos com treinamento.

Portanto, o que está esperando para adotar os modelos na sua área de SST? O Sistema Escudo é a plataforma mais completa do mercado. Clique no banner abaixo e solicite uma demonstração agora mesmo!

Fale com um dos nossos especialistas sobre incluir SST online na empresa"

Deixe uma resposta

Fechar Menu