BLOG DO PORTAL ESCUDO
Modelo híbrido de ensino: o que é e 5 vantagens de aplicá-lo nos treinamentos corporativos

Modelo híbrido de ensino: o que é e 5 vantagens de aplicá-lo nos treinamentos corporativos

A tecnologia é a maior aliada na aprendizagem, por isso ela tem sido usada de diferentes formas para auxiliar nas metodologias de ensino, principalmente na educação corporativa e treinamentos.

O método híbrido, ou também conhecido como blended learning ou semipresencial, tem como característica mesclar os dois modelos: o presencial e o digital.

Para prestadores de serviço SST o modelo híbrido de ensino é ainda mais importante, pois vem de encontro aos itens 1.6.1.3, 1.6.9 e 1.6.9.1 da Nova NR1 – Portaria 915, de 30 de julho de 2019. Além disso, o Anexo II da NR-01 frisa que o empregador que contratar empresa especializada que oferte capacitações por meio das modalidades de ensino a distância ou semipresencial, deve observar os requisitos dispostos na NR-1 Anexo II – Diretrizes e Requisitos Mínimos para a Utilização da Modalidade de Ensino a Distância e Semipresencial.

Conheça 5 vantagens do método híbrido para treinamentos corporativos:

1- Maior engajamento:

O modelo une o dinamismo das atividades digitais e as presenciais como palestras, aulas práticas, workshops e outros, o que tende a ser bem mais atrativo, deixando a aprendizagem mais fluída e menos maçante. Existe ainda o modelo flipped classroom, ou sala de aula invertida, onde o colaborador recebe uma preparação teórica antes da atividade de aplicação prática.

2- Otimização do custo x benefício:

O mesmo conteúdo pode ser aplicado de forma online e presencial. Ao lidar com o formato digital, há economia em diversos campos: não precisar locar um auditório para as aulas ou não necessita pagar passagem para colaboradores de outras filiais, são alguns dos exemplos.

3- Elimina distâncias e barreiras:

Com o conhecimento teórico já aplicado, as chances de estarem todos em equilíbrio na aprendizagem é bem maior. Quando algum exercício prático chegar, o colaborador já terá compreendido o conteúdo teórico e terá uma sintonia maior na realização da atividade.

4- Reduz trabalhos burocráticos:

Com a integração do sistema e a automação do acompanhamento do aluno, é possível automatizar a emissão de certificados por exemplo, ou enviar uma notificação sempre que o aluno perder um prazo ou um aviso quando o prazo de uma atividade estiver encerrando.

5- Valorização do intelecto do profissional:

Ao disponibilizar cursos e treinamentos de aperfeiçoamento, o empregador valoriza a aprendizagem e incentiva o crescimento profissional do colaborador, que se sente motivado a se desenvolver ainda mais, dentro e fora da vida corporativa.

Agora que você já conhece as vantagens do modelo híbrido para treinamentos corporativos e é prestador de serviço SST, fique atento ao contratar fornecedor de treinamentos, pois a empresa que não prover o treinamento para os colaboradores de acordo com o Anexo II da NR-1, estará infringindo a legislação e a certificação não terá validade, além de que a empresa estará trabalhando de forma irregular e passível de penalidades.

Conheça nosso programa para entender como o Portal Escudo pode desenvolver a sua equipe, com soluções presenciais, EaD e semipresenciais, sempre em conformidade com a NR-1 Anexo II – Diretrizes e Requisitos Mínimos para a Utilização da Modalidade de Ensino a Distância e Semipresencial.

Acesse e fale com um especialista: http://bit.ly/PortalEscudoTreinamentos

Deixe uma resposta

Fechar Menu