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Saiba mais sobre a CIPA

Saiba mais sobre a CIPA

O que é CIPA?

A CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, teve o seu surgimento no ano de 1944, a partir da homologação da Norma Regulamentadora nº05 (NR-05), que visa atender à prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. A CIPA é uma comissão partidária constituída por empregados, atuando com ações preventivas, ou seja, com o objetivo de observar as rotinas de trabalho, relatar as condições de riscos e solicitar medidas para reduzir e eliminar os possíveis acidentes ou até mesmo neutralizar eles. Dessa maneira, ela faz a comunicação entre o dia-a-dia do trabalho com o SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.

A diferença entre eles é que o SESMT é composto exclusivamente por profissionais especialistas em segurança e saúde no trabalho, enquanto que a CIPA é composta por funcionários de diversos departamentos das empresas, e estes têm como objetivo tornar compatível o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Quem pode participar da CIPA?

Qualquer colaborador da empresa pode participar da comissão da CIPA, os únicos que não podem são estagiários e profissionais terceirizados. E para exercer tal função não é necessário que os eleitos tenham conhecimentos sobre saúde e segurança do trabalho, pois depois de eleitos os membros receberão treinamento adequado. Os membros eleitos também possuem o direito de estabilidade empregatícia, o mesmo só tem validade durante o mandato vigente e até um ano após o término do mandato.

Essa foi apenas uma pequena definição sobre a CIPA. Para saber mais clique aqui e conheça nossos treinamentos. Continue acessando o nosso blog para saber sobre dicas, curiosidades e notícias do mundo da segurança.

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