BLOG DO PORTAL ESCUDO
Curiosidades que você não sabia sobre a NR-6!

Curiosidades que você não sabia sobre a NR-6!

É por meio da Norma Regulamentadora 6 (NR-6) que todo dispositivo ou produto individual, destinado à proteção de riscos no trabalho, é identificado como Equipamento de Proteção Individual (EPI). De acordo com esta norma, todo EPI, seja ele de fabricação nacional ou importado, só pode ser comercializado ou utilizado após a indicação do Certificado de Aprovação (CA), fornecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Mas, além disso, é importante conhecer outras curiosidades a respeito desta NR. Por isso, separamos algumas para você. Confira. 🙂

1. É obrigatório que toda empresa forneça a seus funcionários, gratuitamente, o EPI aprovado pelo órgão nacional competente. Também é imprescindível que estes equipamentos estejam em ótimo estado, tanto de conservação quanto de funcionamento. Além disso, também é função da empresa substituir imediatamente qualquer equipamento danificado.

2. Fica a cargo do empregador, como aponta a NR-6, a orientação e treinamento essenciais para que o uso e manutenção dos equipamentos sejam feitos corretamente.

3. As empresas também são as responsáveis por higienizar e manusear periodicamente todos os produtos, comunicando ao MTE qualquer irregularidade identificada.

No entanto, nem todas as obrigatoriedades são voltadas aos empregadores: para os funcionários, cabe a utilização dos equipamentos exclusivamente para sua finalidade. Além disso, também é preciso que eles comuniquem ao empregador sobre qualquer alteração que faça desses produtos impróprios para uso.

Quer saber mais? Clique aqui e conheça o nosso treinamento voltado para a Norma Regulamentadora 6 (NR-6). Continue acessando nosso blog para mais dicas e notícias.

Deixe uma resposta

Fechar Menu