BLOG DO PORTAL ESCUDO
Fique por dentro! Descumprimento de normas eleva acidentes com eletricidade.

Fique por dentro! Descumprimento de normas eleva acidentes com eletricidade.

A falta de atenção às normas faz com que os acidentes com eletricidade entre profissionais sejam cada vez mais crescentes! A Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) aponta que esta estatística envolve, por exemplo, instaladores de TV a cabo, pedreiros, eletricistas, pintores e outros profissionais.

 

Grande parte dos acidentes ocorre pelo descumprimento da norma NR-10: regulamento que visa estabelecer os requisitos e as condições mínimas para a implementação das medidas de controle e sistemas preventivos, o que garante a segurança e a saúde dos trabalhadores. No entanto, é possível realizar pequenos procedimentos para garantir a sua segurança e das pessoas ao seu redor em instalações elétricas. Confira:

 

▸ Em uma instalação elétrica, devem ser tomadas medidas preventivas para controlar o risco elétrico e outros riscos adicionais, mediante técnicas de análise de risco.

▸ Se as medidas de proteção coletiva forem tecnicamente inviáveis ou insuficientes para controlar os riscos, é imprescindível a adoção de equipamentos de proteção individual específicos e adequados às atividades desenvolvidas, de acordo com a NR-06.

▸ Um serviço em instalação elétrica deve prover de ordens de serviço específicas, aprovadas por trabalhadores autorizados e que contenham pelo menos o tipo, data, local e referências aos procedimentos de trabalho que devem ser adotados.

 

Curtiu? São pequenas dicas que podem ajudar você a ficar mais atento e evitar possíveis acidentes. Continue acessando nosso blog para mais dicas e notícias!

Deixe uma resposta

Fechar Menu