BLOG DO PORTAL ESCUDO
A importância da Auditoria de QSMS-RS e Sustentabilidade nas empresas

A importância da Auditoria de QSMS-RS e Sustentabilidade nas empresas

A preocupação com o QSMS-RS e Sustentabilidade vem ganhando força nos segmentos da economia. As empresas dos mais diversos segmentos estão indo além das normas de 5S e ISO 9000. Nas últimas duas décadas, foram desenvolvidas e implementadas diversas ferramentas de gestão nas empresas que incluem sistemas gerenciais e metodologias para caracterizar a qualidade do QSMS-RS e Sustentabilidade, como os riscos ao trabalhador, identificação de agentes poluidores, análise de impactos ambientais, licenciamento e fiscalização das atividades produtivas e implantação de equipamentos de controle e programas de recuperação ambiental. Estas novas ferramentas possibilitam uma constante evolução, tanto nas empresas como nas políticas públicas.

 

Quem melhor pratica, mantém-se à frente

A incorporação das normas de QSMS-RS e Sustentabilidade na gestão empresarial é um diferencial competitivo, pois permite que a empresa otimize processos por meio de agilidade, inovação e transparência. A adoção de auditoria QSMS-RS e Sustentabilidade, quando aplicada corretamente, pode fornecer informações que permitam o acompanhamento e a tomada de decisão em relação a aquisições, vendas, parcerias, processos e gestão do negócio.

 

Dentre as iniciativas do setor empresarial, destaca-se a elaboração de normas sobre diferentes aspectos do trabalho e ambiental, incluindo orientações para a definição de políticas QSMS-RS nas empresas, implantação de sistemas de gestão e a utilização de ferramentas e metodologias para a realização de auditorias. Evidencia-se uma transformação nos processos produtivos industriais, uma nova distribuição espacial das atividades e um incremento de legislações e instrumentos de ação empresarial.

 

Crie o hábito da auditoria interna

Uma empresa pode executar vários tipos de auditorias por ano. Tais serviços variam desde auditorias de conformidade legal até auditorias internas rotineiras e auditoria de desempenho para as empresas que possuem um Sistema de Gestão de QSMS-RS e Sustentabilidade. Uma auditoria adequada da unidade fabril baseada em legislação pertinente e a capacitação técnica dos auditores são requisitos fundamentais para que o relatório seja uma ferramenta de apoio à gestão ambiental da empresa.

 

Só na teoria não resolve

Infelizmente, muitas empresas ainda tratam o QSMS-RS e Sustentabilidade apenas como teoria, que precisa ser decorada pelos colaboradores da empresa horas antes da chegada do auditor, sem perceberem a importância de suas práticas no dia a dia da empresa como hábito de todos que nela trabalham. A verdade é que se não houver um comprometimento gerencial sério e honesto, ficará em aberto o seguinte questionamento: a auditoria de QSMS-RS e Sustentabilidade é uma ferramenta gerencial ou uma simples formalidade?

Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui. (Texto por Roberto Roche)

Deixe uma resposta

Fechar Menu