BLOG DO PORTAL ESCUDO
A Importância do Mapa de Risco Para Uma Empresa!

A Importância do Mapa de Risco Para Uma Empresa!

Em termos simples, o Mapa de Risco representa graficamente os riscos presentes no ambiente de trabalho, com objetivo de fazer um diagnóstico da situação da empresa ou do setor analisado. Somente por essa definição já é possível compreender sua relevância quando se trata de segurança do trabalho. Mas a verdade é que a importância do Mapa de Risco vai além!

Por sua forma interessante de comunicação visual (unindo formas e cores para categorizar os riscos no ambiente de trabalho), o mapa é uma ferramenta muito eficiente, com as funções de diagnóstico, alerta e conscientização de todos os funcionários da organização. Além disso, serve também para determinar medidas de prevenção ou anulação dos referidos riscos.

Foi através da NR-5 que as CIPAs das empresas foram escolhidas para elaborar os mapas, sem descartar a participação de todas as pessoas expostas a possíveis perigos. No entanto, apesar de ser obrigatória, existem empresas que não o possuem! Instituições que não elaboram, não atualizam ou não fixam os mapas no ambiente de trabalho estão sujeitas a multas, geralmente aplicadas pelos Auditores Fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego. Por isso, é melhor não arriscar, certo?

Esta foi apenas uma pequena introdução ao tema, mas é necessário compreender o Mapa de Risco como um todo para evitar possíveis perigos. Para saber mais sobre segurança do trabalho, clique aqui e conheça nossos treinamentos. Continue acompanhando nosso blog para mais dicas e notícias! 😉

Deixe uma resposta

Fechar Menu