BLOG DO PORTAL ESCUDO
Primeiros Socorros. Sua empresa está preparada?

Primeiros Socorros. Sua empresa está preparada?

Entender a importância dos primeiros socorros é muito simples: é possível salvar a vida de um ser humano por meio de práticas corretas. Pequenas situações cotidianas podem resultar em acidentes potencialmente fatais. Desde uma intoxicação, uma queimadura, um corte ou até mesmo um simples engasgo representam grande risco caso a assistência prestada logo após o ocorrido seja insuficiente ou ineficaz. Sua empresa está preparada para estes imprevistos?

Qual a importância de aprender Primeiros Socorros

 Os primeiros socorros são medidas a serem tomadas imediatamente, no caso de alguém apresentar uma condição crítica que necessite de atendimento imediato.

Tais medidas visam estabilizar o quadro da vítima até que os médicos socorristas possam prestar o atendimento especializado.

Nesse sentido, ter conhecimento sobre primeiros socorros pode salvar vidas. Algo muito simples, como o ato de se engasgar ou ter um desmaio, pode colocar uma vida em risco, e, por isso, o atendimento adequado é tão importante.

Em vista disso, muitas empresas estão dando o devido reconhecimento e credibilidade aos colaboradores que já possuem o treinamento sobre primeiros socorros.

Veja como as técnicas são valorizadas no meio corporativo e por que realizar o curso de primeiros socorros.

Primeiros Socorros em empresas e indústrias

 Ainda que o ideal seja a vítima ser atendida o mais rápido possível por um médico, nem sempre isso é possível.

Para as empresas e, principalmente, indústrias, locais em que acidentes podem acontecer a qualquer momento, é fundamental ter meios de impedir que um quadro possa se agravar.

Além disso, alguém com conhecimentos em primeiros socorros pode ajudar a manter os sinais vitais de quem sofreu um acidente até a chegada dos profissionais de saúde.

Muitas empresas passaram a investir na capacitação de seus colaboradores por meio de cursos de primeiros socorros, por isso os profissionais que já chegam munidos de tais conhecimentos demonstram um grande diferencial.

Além de os procedimentos ajudarem a salvar vidas, o processo de treinamento também envolve questões sociais e de segurança no trabalho.

A Norma Regulamentadora 07

É a NR 7 que realiza a regulamentação da obrigatoriedade anual de treinamentos de primeiros socorros dentro de uma empresa. Elaborada em 1978, essa norma prevê multas a qualquer tipo de empresa que negligencie a capacitação anual de sua equipe em primeiros socorros.

Ainda de acordo com a NR 7, é de responsabilidade do empregador:

– elaborar e garantir a efetiva implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO);

– custear de forma totalmente gratuita para o colaborador todos os procedimentos relacionados ao PCMSO;

– indicar médico do trabalho, empregado ou não da empresa, para coordenar o PCMSO (no caso de a empresa estar desobrigada de manter médico do trabalho em sua localidade).

Portanto, fica claro o tamanho da importância de se ter uma equipe bem capacitada para amenizar as consequências de um acidente de trabalho. Com certeza, os números referentes a acidentes na indústria seriam menores caso as empresas levassem as normas de segurança mais a sério.

A Lei Lucas

Em outubro de 2018, foi aprovada a chamada Lei Lucas, a qual torna obrigatória a capacitação em primeiros socorros para profissionais de escolas, sejam públicas ou privadas. Além disso, a certificação dos colaboradores deve ser exposta, estando o estabelecimento sujeito à multa, caso não a atenda.

Embora a lei em questão seja obrigatória apenas para locais de ensino, reforçamos que é crime não prestar socorros a alguém que não esteja em condições de recorrer a si próprio.

Treinando os colaboradores para os Primeiros Socorros

Quando ocorre um acidente as pessoas ficam nervosas, entram em pânico e muitas vezes não sabem como agir. Essa é a função do curso Primeiros Socorros, o qual tem por objetivo principal instruir quais os procedimentos que devem ser seguidos diante de um acidente com vítimas.

Acima de tudo, a principal importância de se capacitar uma equipe de colaboradores para dar os devidos primeiros socorros, sem dúvida, é a tentativa de salvar mais vidas e/ou amenizar as consequências do acidente de trabalho. Além disso, também é de destacar que uma equipe treinada trabalha e desempenha tarefas críticas com mais segurança, mensurando constantemente os riscos ao seu redor.

O treinamento APH Primeiros Socorros Básico e Intermediário do Portal Escudo capacita em nível básico e mais aprofundado para a realização de ações emergenciais em caso de acidentes industriais ou domésticos. É aberto a todos os interessados em ingressar nesta área, alunos com experiência anterior em áreas afins terão melhor aproveitamento devido à sua realidade profissional.

É totalmente interativo, desenvolvido em computação gráfica e com conteúdo acessível para todos os níveis profissionais.  O aluno conta com apoio e orientação de um Tutor Especialista durante todo o treinamento. Entre em contato, tire suas dúvidas e saiba mais como treinar sua equipe com este e outros cursos disponíveis em nosso catálogo.

Deixe uma resposta

Fechar Menu