BLOG DO PORTAL ESCUDO
Saiba o que é DDS e a sua importância para a SST

Saiba o que é DDS e a sua importância para a SST

A sigla DDS significa Diálogo Diário de Segurança. A prática do DDS se dedica a despertar no trabalhador a conscientização envolvendo suas atividades cotidianas, com enfoque em orientações sobre a sua segurança, meio ambiente, saúde e qualidade. O DDS costuma ser sempre aplicado antes da jornada de trabalho, durante um tempo de 5 a 15 minutos, em que se realizam discussões e instruções básicas ligadas à prevenção de acidentes.

 A prática do DDS teve sua origem na década de 1990 e foi ampliada para outros tipos de diálogos relacionados à saúde e segurança do trabalhador, tais como: DDHSMA – Diálogo Diário de Higiene Segurança e Meio Ambiente; DDHS – Diálogo Diário de Higiene e Segurança; DHSMQ – Diálogo Diário de Higiene, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade.

Benefícios do DDS

O DDS é uma ferramenta poderosa para a prevenção de acidentes de trabalho, sendo uma medida fundamental para posicionar e conscientizar os trabalhadores sobre a importância de efetuar suas atividades diárias com segurança. Dentre os principais benefícios advindos dessa prática, podemos destacar:

  • Redução do custo com assistência médica;
  • Redução no número de acidentes de trabalho;
  • Melhoria na produtividade e no ambiente de trabalho;
  • Aumento do comprometimento dos colaboradores;
  • Aumento do nível de satisfação e segurança dos trabalhadores.

 Realizando o DDS

O DDS pode ser aplicado pelo empregador, supervisor, membros do SESMT, membros da CIPA, técnico de segurança ou funcionário que for designado para a atividade. A primeira medida antes de realizar o DDS é explicar aos funcionários no que consiste essa ferramenta e os motivos pelos quais ela está sendo inserida no horário de trabalho. Ademais, é também interessante pontuar que o DDS se trata de uma prática simples e rápida, mas que gera bons resultados em relação à prevenção de acidentes de trabalho.

Algumas dicas para a realização do DDS

  1. O diálogo deve ser rápido e dinâmico, com duração de 5 a 15 minutos;
  2. O conteúdo deve ser objetivo, trazendo histórias e temas atuais que prendam a atenção dos colaboradores;
  3. A linguagem utilizada deve ser coloquial, adequada aos funcionários;
  4. Pode-se também trazer para o DDS profissionais especializados na área para palestrar, isso gera maior credibilidade aos trabalhadores;
  5. Reserve também um tempo para perguntas e sugestões após o diálogo;
  6. Documente todos os pontos que foram tratados no DDS, assim como as sugestões a serem discutidas posteriormente.

 Nós da Portal Escudo possuímos excelentes soluções para treinamentos e capacitações relacionadas à saúde e segurança do trabalho. Consulte nosso catálogo no site Portal Escudo e encontre a solução ideal para a sua empresa.

Deixe uma resposta

Fechar Menu