BLOG DO PORTAL ESCUDO
SGI: gestores precisam dominar Q.S.M.S. para levar a empresa ao topo

SGI: gestores precisam dominar Q.S.M.S. para levar a empresa ao topo

Você já ouviu falar no termo QSMS? Essas siglas significam Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde e compõem um Sistema de Gestão Integrada (SGI), que visa estabelecer planos e ações para coordenar esse conjunto de questões que envolvem uma organização. Já falamos algumas vezes por aqui sobre acidentes e incidentes de trabalho, que podem afetar colaboradores, empresa e até mesmo o meio ambiente. Pois a política de QSMS surge justamente para agir na prevenção e no controle desses riscos, bem como na qualidade da produção e do ambiente de trabalho.

Recentemente o Sistema de Gestão Integrada QSMS ganhou mais duas siglas e passou a ser conhecido também como QSMS-RS, de Responsabilidade Social. Desta forma, aumenta ainda mais a atuação dessa integração de áreas. Esse modelo de gestão tem ganhado cada vez mais força na atualidade, uma vez que consegue deixar de trabalhar isoladamente questões importantes dentro de uma empresa, passando a mapear os processos efetuados interna e externamente, para que se desenvolvam políticas e ações para atingir resultados específicos.

Vamos aprofundar mais esse tema?

Áreas envolvidas

Você já entendeu que o Sistema de Gestão Integrada QSMS-RS atua na Qualidade, na Segurança, no Meio Ambiente, na Saúde e na Responsabilidade Social. Mas como deve ocorrer essa gestão? A seguir, explicamos melhor sobre cada item.

  • Qualidade: é fundamental que toda empresa, independentemente da sua área de atuação, realize uma gestão que consiga mensurar a qualidade do produto ou serviço oferecido, ou seja, monitorar desempenhos e corrigir possíveis falhas, de modo que possa manter uma imagem positiva e significativa com o seu público-alvo e clientes já consolidados. Portanto, o primeiro item desse Sistema de Gestão Integrada de QSMS-RS está ligado diretamente ao carro-chefe de venda da organização.
  • Segurança: trata-se de um dos itens mais importantes em relação à gestão de qualquer empresa. Entende-se que um ambiente de trabalho seguro reflete diretamente em todo o funcionamento da organização, uma vez que contribui com profissionais mais seguros e, consequentemente, mais produtivos. Desta forma, essa gestão do QSMS-RS deve se preocupar com a redução ou minimização de acidentes, com a assistência a possíveis acidentados, bem como em atuar com total conformidade com as legislações de segurança do trabalho estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
  • Meio Ambiente: muito tem se falado sobre a responsabilidade das empresas frente ao meio ambiente. Uma organização já não possui apenas a missão de agir conforme sua funcionalidade diante do que oferece a um consumidor. Sua atuação também deve estar totalmente alinhada com uma gestão preocupada ambientalmente, a partir de um negócio sustentável que atue em medidas que minimizem impactos ambientais. E é sobre essa perspectiva que a gestão da QSMS-RS age.
  • Saúde: esse item da QSMS-RS diz respeito à proteção do trabalhador quanto a sua saúde ocupacional. Como já levantamos no item Segurança, dependendo do ramo da organização os colaboradores podem estar sujeitos a diferentes riscos e acidentes, os quais podem causar doenças ocupacionais e incapacidades laborais. Neste sentido, o Sistema de Gestão Integrada precisa atuar com ações e controles que minimizem esses impactos e prejudiquem a saúde de seus profissionais.
  • Responsabilidade Social: quando falamos em responsabilidade social, traçamos um paralelo com a promoção do desenvolvimento e do bem-estar. Uma organização precisa colocar em sua Gestão Integrada de QSMS-RS a preocupação com essas questões, seja de seus trabalhadores, proporcionando meios que contribuam com a qualidade de vida, assim como com a própria comunidade, através de subsídios que contribuam socialmente com o desenvolvimento humano.

Estrutura do Sistema de Gestão Integrada

O próprio nome – Sistema de Gestão Integrada – já nos remete a uma integração de diferentes áreas. Portanto, quando se trata da QSMS-RS, há o envolvimento de, pelo menos, seis categorias:

1. Política de Gestão.
2. Planejamento.
3. Implementação e Operação.
4. Avaliação de Desempenho.
5. Melhoria.
6. Análise Crítica.

A partir dessa divisão de categorias entende-se que não basta estabelecer tarefas para as áreas envolvidas e que relatamos acima. Um SGI eficiente precisa estar alinhado a uma integração completa, que envolve desde de políticas de gestão até uma análise crítica das ações implantadas pela QSMS-RS.

Principais normas

O Sistema de Gestão Integrada QSMS-RS envolve diferentes áreas, como já explicamos; portanto, a atuação dessa gestão responde a normas específicas, que quando seguidas colocam em referência o sistema integrado. Abaixo elencamos algumas das mais importantes:
Q: ISO 9001:2008 – norma internacional que atua diretamente na qualidade.
S: OHSAS 18001:2007 – norma internacional que estabelece medidas sobre a segurança do trabalhador, recentemente substituída pela ISO 45001.
M: ISO 14001 – norma que estabelece requisitos para que empresas possam contribuir com questões ambientais.
RS: NBR 16001 – norma brasileira que atua sobre a responsabilidade social.

Vantagens desse sistema

A partir do que levantamos nesse texto, é possível entender que uma organização deve atuar constantemente com a preocupação com a qualidade do que oferece, mas também diretamente na segurança de toda a empresa, na saúde dos profissionais, com responsabilidade sobre sustentabilidade e, ainda, socialmente. O Sistema de Gestão Integrada de QSMS-RS é o melhor meio para conseguir alinhar todas essas questões e mapear os processos necessários de atuação frente a essas áreas.
Quando as políticas, os objetivos e as metas de QSMS-RS conseguem ser executados e atingidos, os resultados são muito mais amplos e de níveis gerais. Ou seja, além de contribuir com as áreas que o SGI, por meio do QSMS-RS elenca, o crescimento e o desenvolvimento da organização também são beneficiados. São diversos os ganhos:

  •  Redução de custos;
  • Imagem positiva no mercado e perante os clientes;
  • Melhora na produtividade;
  • Melhora na qualidade de vida dos trabalhadores;
  • Redução de riscos;
  • Resultados financeiros;
  • Diminuição de multas e penalidades por não cumprimento a normas de segurança e trabalhistas.

Motivos de sobra para se investir no Sistema de Gestão Integrada de QSMS-RS.
Atualize-se!

 

Fale com o nosso Especialista

Deixe uma resposta

Fechar Menu