BLOG DO PORTAL ESCUDO
Transformação digital nas empresas: como ela influencia a cultura de QSMS-RS?

Transformação digital nas empresas: como ela influencia a cultura de QSMS-RS?

Aposto que você escutou muitas pessoas falando sobre a transformação digital nas empresas nos últimos meses, certo? E não é para menos: o coronavírus forçou muitas empresas a acelerarem esse processo, uma vez que precisaram correr para viabilizar a execução das atividades diárias e forma digital – ao menos aqueles em que isso era possível.

Leia também:

Assim, muitas empresas passaram a procurar por um LMS para sua área de T&D, outros começaram a adotar softwares e outras ferramentas SaaS para viabilizar suas atividades. Mas uma das grandes perguntas que ficou na nossa área foi: e o QSMS-RS?

Dessa forma, muito tem se pensado sobre como a transformação digital nas empresas afeta a área de Qualidade, Sustentabilidade, Meio-ambiente, Segurança e Responsabilidade Social. Seria esse processo um aliado ou apenas atrapalharia a transformação na cultura organizacional promovida pelo QSMS-RS? E foi para analisar esse tema que escrevemos o artigo de hoje. Continue lendo para saber mais! 👇

Transformação digital nas empresas: o que é?

É comum pensarmos que a transformação digital nas empresas se dá sempre que uma tecnologia é adotada, como o uso da internet das coisas, drives compartilhados, inteligência artificial, softwares SaaS e mais.

No entanto, para praticar a transformação digital, é necessário que essa tecnologia traga algum benefício, alguma vantagem competitiva para a organização no mercado em que atua.

Por exemplo, ao adotar um LMS focado em SST, em vez de continuar com treinamentos presenciais, é possível ganhar competitividade de mercado. Isso porque é possível reduzir custos, reduzir tempo fora do posto de trabalho, flexibilizar horários e salas de aula, além de melhorar a absorção do conhecimento. E o desenvolvimento dos colaboradores sempre tem impacto no da empresa.

Assim é possível perceber que a transformação digital nas empresas é muito mais do que apenas a adoção de uma tecnologia nova que está na moda ou equipara a organização aos seus concorrentes. Esse processo oferece uma oportunidade para as empresas de tornarem-se mais competitivo.

Transformação digital nas empresas: entenda tudo sobre EAD para SST

O que significa trabalhar com o sistema QSMS-RS nas empresas?

Trabalhar com um sistema integrado de gestão QSMS-RS é aderir a um conjunto de diretrizes e procedimentos que promovem uma estrutura onde a conferência rigorosa dos resultados proporciona uma melhoria contínua no serviço/produto das empresas.

Sendo assim, isso significa que a organização mantém registros detalhados do que acontece e precisa acontecer na empresa. Além disso, é importante conhecer os impactos ambientais de suas atividades, bem como os riscos para a segurança e saúde dos seus trabalhadores.

Mais ainda: o sistema de gestão integrada de QSMS-RS aponta para a importância de entender as expectativas dos clientes e outras partes interessadas, de forma que possibilite unir tudo isso e alinhar as políticas, metas e objetivos da empresa.

Para contribuir com isso e ajudar no controle, existem diversas certificações que as empresas podem conquistar. Elas variam de acordo com cada setor de atuação, porém existem algumas mais generalistas que podem ser aplicadas na grande maioria das empresas. São elas:

  • Certificação na Gestão de Qualidade ISO 9001;
  • Certificação na Gestão de Meio Ambiente ISO 14001;
  • Certificação na Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho OHSAS 18001.

Como a transformação digital nas empresas beneficia o sistema de gestão integrado QSMS-RS?

De acordo com nosso mentor e especialista em QSMS-RS, Roberto Roche, a transformação digital nas empresas tem um papel essencial no sistema de gestão integrado QSMS-RS. Isso porque ela auxilia as organizações a estar um passo a frente de cenários potencialmente problemáticos (como a crise do coronavírus, por exemplo), uma vez que ajuda a superar a falta de clareza no que diz respeito as informações disponíveis, processos e gestão.

Dessa forma, ao aderir a programas e ferramentas digitais, os processos da empresa não são apenas otimizados para o trabalho diário, mas ajudam na coleta de dados e na sua análise em tempo real.

E são esses dados que vão fornecer uma vantagem competitiva. Em seu artigo no Lindekin, Roberto Roche diz que são essas informações e sua interpretação que vão permitir as empresas a “prosseguir em riscos e oportunidades com confiança e precisão aguda”.

Além disso, a conectividade entre os colaboradores, produtos e máquinas, aliada a softwares focados em fabricação e gestão, acabam melhorando as operações. Outro ponto positivo para o sistema digital é que através da coleta, armazenamento e análise dos dados, ele otimiza o papel dos gestores. Permitindo que essas informações sejam transformadas em ações efetivas.

A transformação digital já chegou na sua empresa?

Como você pode ler até aqui, a transformação digital nas empresas é muito mais que uma adesão cega a novas tecnologias. Ela tem propósito e é feita de forma estratégica, pensando também no ganho em competitividade de mercado. E isso não deixa a área de QSMS-RS de fora da equação.

Um sistema de gestão integrado em QSMS-RS digital tem o potencial de gerenciar crises e fornecer dados importantes para a tomada de decisão. Dessa forma elas não são feitas no escudo. E quer saber mais?

O Sistema Escudo é uma plataforma digital com foco em QSMS-RS que todos os dias ajuda empresas a capacitarem seus colaboradores de forma remota. Auxiliando na prevenção e evitando acidentes de trabalho, ao mesmo tempo em que se mantém em conformidade com a legislação e reduz custos e tempo fora do posto de trabalho.

Para descobrir tudo que uma plataforma LMS como a nossa pode oferecer para a transformação digital nas empresas, fale com os nossos especialistas. Clique no banner abaixo e solicite uma demonstração.

Invista na trasnformação digital nas empresas!

Deixe uma resposta

Fechar Menu