BLOG DO PORTAL ESCUDO
NR17 – Proposta de revisão e a importância das capacitações

NR17 – Proposta de revisão e a importância das capacitações

Revisão da NR17 pretende manter a essência da ergonomia

A NR 17 tem como objetivo estabelecer as diretrizes e os requisitos que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente (item 17.1).

Em audiência pública sobre a NR 17 (Ergonomia), realizada na Fundacentro em São Paulo/SP no dia 11 de setembro de 2019, os profissionais – formados pelos auditores fiscais do trabalho, mostraram que os fundamentos ergonômicos permeiam a proposta de revisão, e deram sugestões para possíveis ajustes, destacando que o trabalho deve se adaptar ao ser humano.

Entre os pontos destacados na audiência, o que chamou a atenção foi a importância de se colocar que “esta norma aplica-se a todos os ambientes e situações de trabalho” (17.2). O texto proposto aponta que “a organização deve realizar o levantamento preliminar das situações de trabalho que demandam adaptação às características psicofisiológicas dos trabalhadores”, prevendo planos de ação específicos, conforme a futura NR do Programa de Gerenciamento de Riscos (itens 5.1.1 e 5.1.3). Mais uma vez se buscou mostrar que os textos das NRs não podem ser olhados de forma isolada.

Durante a apresentação também foram destacadas a análise da demanda e como são desenvolvidas as atividades de trabalho, como é a situação do trabalho, e quais as exigências para realizar a atividade. A análise e a avaliação têm com o objetivo fazer a prevenção, considerando-se os aspectos da organização do trabalho como as normas de produção; o modo operatório; a exigência de tempo; a determinação do conteúdo de tempo; o ritmo de trabalho; e o conteúdo das tarefas. Além do diagnóstico, é preciso fazer recomendações específicas para as situações de trabalho avaliadas; e possibilitar a restituição dos resultados, validação e revisão das intervenções efetuadas com a participação dos trabalhadores, supervisores e gerentes.

A pesquisadora da Fundacentro, Thais Barreira ressaltou a importância de se considerar os aspectos psicossociais do trabalho e falou sobre o texto “Revisão da NR 17/2019: é preciso modernizar e proteger mais a Saúde dos Trabalhadores”, produzido por profissionais das áreas da ergonomia, saúde do trabalhador, entidades de classe e que atuam na área de proteção aos direitos dos trabalhadores pelo trabalho digno, que busca dar contribuições para a proposta.

A proposta de texto da NR 17 está em consulta pública até 28 de setembro de 2019. As opiniões coletadas durante esses processos serão discutidas por um grupo tripartite, que fechará as propostas e as encaminhará para a CTPP (Comissão Tripartite Paritária Permanente).

Capacitações NR17

Já que o assunto em pauta nos últimos dias tem sido as revisões da NR17, e como a própria audiência salienta, proteger a saúde dos trabalhadores é fundamental, pois garante segurança, saúde e desempenho eficiente.

Você já conhece os treinamentos NR 17 do Portal Escudo? Nossos treinamentos ensinam boas práticas e procedimento seguros de um jeito simples, didático, objetivo e muito interativo.

Conheça os treinamentos NR 17 do Portal Escudo: Operadores de Checkout – disponível em nossa plataforma, e os novos treinamentos Ergonomia e Levantamento e Transporte Manual de Cargas que serão em breve lançados no portal.

NR17 – Operadores de Checkout

O treinamento NR17 de Operadores de Checkout do Portal Escudo é destinado aos colaboradores que atuam em sistemas de autosserviço e checkout. A norma em questão busca estabelecer parâmetros e diretrizes mínimas para adequação das condições de trabalho, visando à prevenção dos problemas de saúde e segurança relacionados ao trabalho.

Treinamento NR17 Ergonomia

O treinamento NR17 Ergonomia tem como objetivo orientar os empregados a usar a estação de trabalho (mobiliário e acessórios de digitação) dentro dos parâmetros ergonômicos que proporcionam um máximo de conforto e previnem a ação dos agentes nocivos ergonômicos, existentes nos ambientes de trabalho da empresa, para prevenir doenças dos empregados (LER e DORT). A aplicação da Ergonomia no trabalho é uma exigência da Norma Regulamentadora NR-17 da Portaria 3214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego.

Treinamento NR 17 Levantamento e Transporte Manual de Cargas

Capacita o trabalhador para ser capaz de seguir os procedimentos básicos, previstos na NR17, durante o deslocamento, levantamento e transporte de cargas manuais, evitando acidentes e lesões.

Acesse e fale com um especialista: bit.ly/PortalEscudoTreinamentos

Deixe uma resposta

Fechar Menu