BLOG DO PORTAL ESCUDO
SOS Escudo: o que eu preciso para oferecer treinamentos SST digitais?

SOS Escudo: o que eu preciso para oferecer treinamentos SST digitais?

Nós sabemos que as capacitações obrigatórias não vão a lugar algum. No entanto, isso não significa que os prestadores de serviços podem deixar a inovação e transformação digital – tão forte no mercado atual – de lado. Os treinamentos SST digitais podem até ser uma novidade, mas já mudaram a realidade de muitas empresas.

Leia Mais:

Isso porque os treinamentos SST digitais ajudam a cortar possíveis problemas com a logística dos cursos presenciais e até mesmo a transformar a dinâmica das capacitações durante a crise e pandemia. Enquanto as empresas cumprem com suas obrigações, prestadores de serviço conquistam espaço, participam de orçamentos de grandes organizações e conseguem competir de forma mais justa em um mercado acirrado.

Pensando nisso, separamos tudo que um prestador de serviços precisa ter para oferecer treinamentos SST digitais. Continue lendo e descubra o que você vai precisar para aumentar o seu portfólio de negócios. 👇

Como funcionam os treinamentos SST digitais?

Os treinamentos SST digitais precisam seguir algumas regras para terem validade. Por isso, todas as capacitações feitas por EaD ou semipresenciais devem estar de acordo com as orientações da Norma Regulamentadora 1.

Aprovada em 2019, a NR 1 tem peso de lei e define alguns pontos essenciais para a legalização da capacitação obrigatória que é feita de forma remota, de maneira a garantir que os alunos realmente participaram das ações de aprendizagem, conquistaram notas satisfatórias nos testes finais e que eles seguiram as orientações específicas de cada NR. Por isso, os cursos EaD precisam:

  • Ser feitos através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA ou LMS);
  • Ter o log e as notas dos alunos registrados por até 02 (dois) anos;
  • Possuir um projeto pedagógico válido;
  • Providenciar registro de que o curso, de fato, aconteceu;
  • Seguir as diretrizes específicas de cada NR, especialmente no que diz respeito as etapas práticas.

Você também pode baixar nosso kit da conformidade e acompanhar todos os itens que os treinamentos SST digitais e projetos pedagógicos precisam ter para estar em conformidade com a legislação.

Treinamentos SST digitais são legais?

Como mencionamos no tópico anterior: os treinamentos SST digitais precisam seguir a NR 1 para estarem de acordo com a legislação. Isso significa que algumas opções que têm tomado o mercado durante a pandemia não estão em conformidade e podem resultar em multas e até interdição para as empresas, como cursos feitos através de:

  • Programas de webconference, como Microsoft Teams ou Google Meets;
  • Aulas ministradas através de plataformas de vídeo, como YouTube e IGTV.

A forma correta de oferecer treinamentos SST digitais para seus clientes é através de um LMS ou AVA, que registre todas as atividades, ofereça interação entre alunos e objetos de aprendizagem, apoio pedagógico do instrutor e segurança jurídica.

Tudo que você precisa saber sobre treinamentos SST digitais está aqui.

Primeiros passos para oferecer treinamentos SST digitais

Agora que você já entende os aspectos legais de ofertar treinamentos SST digitais para os seus clientes, separamos 3 itens essenciais para que você possa começar esse trabalho!

1 – Encontrar o LMS correto

Como você viu nos tópicos acima, não dá para escolher qualquer LMS para disponibilizar seus treinamentos SST digitais. Esse ambiente virtual precisa fazer o registro dos logs dos alunos, ou seja, cada participante precisará de um login e senha únicos. A plataforma também deverá manter registro das notas de cada aluno e da execução do treinamento.

Além disso, o LMS precisa oferecer um local para que o aluno possa tirar dúvidas com o Instrutor, como um chat ou fórum, que fique ativo durante toda a duração da ação de aprendizagem. Os treinamentos também precisam oferecer interação entre o aluno e os objetos de aprendizagem. Por fim, a plataforma deve ter os projetos pedagógicos de cada curso disponíveis e de fácil acesso, para casos de inspeção.

2 – Possuir uma plataforma digital

Quando falamos em plataforma digital, estamos falando em um site ou redes sociais por onde você possa redirecionar para sua plataforma LMS. Aqui no Sistema Escudo sempre recomendamos que nossos parceiros tenham o link para a plataforma em local de fácil acesso para seus clientes e prospecções. Assim, eles podem ficar por dentro dos cursos disponíveis, das condições de pagamento, descrições, etc.

Essa etapa é importante especialmente para a parte de venda e prospecção, uma vez que seus potenciais clientes não podem comprar um serviço que não sabem que você oferece. É importante que eles tenham acesso a todas as informações, desde os preços até os tópicos e ferramentas disponíveis em cada uma das ações de treinamento – que costumam estar disponíveis no ambiente virtual.

3 – Disponibilizar um administrador

Antes de implantar a sua plataforma, é essencial que você tenha definido quem será o responsável por ela. Pode ser tanto você quanto um colaborador. Mas essa pessoa será a responsável por gerenciar a plataforma e acompanhar os clientes em suas jornadas de aprendizagem. Caso você opte por terceirizar a plataforma, esse administrador será o ponto de contato da empresa terceira com a sua, no que diz respeito a interação com os treinamentos.

O que você não precisa para oferecer treinamentos SST digitais

Tão importante quanto entender o que você precisa para dar os primeiros passos em direção aos treinamentos SST digitais, é saber o que você não precisa. Afinal de contas, não queremos ninguém pensando “esse negócio de EaD não é pra mim”, porque ele é sim!

1 – Seus próprios treinamentos

Exato! Se você quer investir em treinamentos SST digitais para os seus clientes, não precisa ter cursos próprios. Isso porque os valores para produzir as suas ações de aprendizagem normativas podem ficar bem altos.

Por isso é recomendado investir na terceirização. Por exemplo, aqui no Sistema Escudo nós somos especialistas em saúde e segurança do trabalho e ensino a distância. Nós criamos os treinamentos obrigatórios, arcando com todos os custos de seu desenvolvimento – desde a criação do roteiro em concordância com as NRs específicas até a distribuição na plataforma – de forma que você possa se ocupar apenas com a venda.

O uso dos chamados “cursos de prateleira” é comum na área de treinamento e desenvolvimento, já que, como os cursos já estão prontos, podem ser revendidos por mais de uma pessoa, diluindo o custo para o parceiro. Você pode ler mais sobre essas vantagens nesse artigo aqui.

2 – Formação específica

Não, você não leu errado. Não é obrigatório que você seja técnico ou engenheiro de saúde e segurança do trabalho para oferecer treinamentos SST digitais. Na verdade, não é necessária nenhuma formação específica, uma vez que você não é o responsável técnico pelos treinamentos. Portanto, o conhecimento sobre a área pode ser interessante para os seus argumentos de venda, mas não são obrigatórios para que você passe a oferecê-los.

3 – Uma empresa grande

Isso aí: não é preciso ser uma empresa grande para oferecer treinamentos SST digitais. Aliás, muito pelo contrário: os cursos EaD ajudam pequenos e médios negócios a se igualarem, competitivamente falando, as grandes organizações.

Assim, é possível competir de forma mais justa em orçamentos para grandes empresas – como fez o nosso parceiro, Osmar Farias, da Vita SMS, que atende as necessidades de SST do Facebook e Electrolux.

Entregue inovação para os seus clientes!

Pronto! Agora você está pronto para oferecer treinamentos SST digitais para os seus clientes. Então não fica aí parado, né? Entregue inovação para os seus clientes com o Sistema Escudo, a primeira plataforma brasileira a disponibilizar cursos obrigatórios 100% em conformidade com a legislação.

Com o nosso sistema você garante um catálogo com mais de 55 cursos voltados para SST e QSMS-RS, todos interativos. Nossos cursos também contam com instrutor especialista para tirar dúvidas, simuladores e material de apoio. Além de uma plataforma que auxilia no gerenciamento de treinamentos EaD, semipresenciais e presenciais. Clique no banner abaixo e agenda um horário para conversar com o nosso especialista:

Converse com o nosso especialista sobre como você pode começar a oferecer treinamentos SST digitais.

Deixe uma resposta

Fechar Menu