BLOG DO PORTAL ESCUDO
Tecnologias para treinar SST a distância

Tecnologias para treinar SST a distância

Atualmente, treinar SST a distância não é apenas uma possibilidade, mas muitas vezes uma necessidade. Mesmo se o cenário atual não fosse o de uma pandemia global, ainda teríamos trabalhadores alocados em áreas remotas. Como apontou o especialista Roberto Roche em um artigo recente no seu Linkedin, esse alunos não tem condições de irem até uma sala de aula e o custo de levar um instrutor até esses locais é alto.

Leia também:

Desta forma, é fácil perceber que treinar SST de forma remota pode ser cômodo e mais barato para algumas empresas, mas que para outras organizações é essencial. No entanto, independente de quem esses cursos EAD irão atender, é primordial que estejam em conformidade com a NR 1 e promovam uma experiência de aprendizagem completa e engajadora.

Por isso, as desenvolvedoras de tecnologias educacionais têm se empenhado cada vez mais em criar ferramentas que possibilitem maior interação entre os trabalhadores e os objetos de conhecimento. De forma que seus treinamentos promovam experiências cada vez mais próximas da realidade de seus alunos.

Como treinar SST a distância?

Desde a publicação da Norma Regulamentadora 1 é permitido treinar SST via EaD, contando que os treinamentos sigam as diretrizes das NRs. Dessa forma, garantindo que estão em conformidade com a legislação e promovendo uma aprendizagem de qualidade e segura.

Mas é preciso estar atento as regras de cada NR. Isso porque, algumas delas, como a NR 35, que regula os treinamentos para trabalhos em altura, exige que a parte prática seja feita presencialmente. Assim, os treinamentos da NR 35 podem ter sua parte teórica feita por EaD e a prática presencial.

Para treinar SST a distância, é necessário um sistema de gestão de aprendizagem (LMS) onde você possa disponibilizar seus treinamentos – sejam eles desenvolvidos pelo seu setor de T&D ou comprados de uma empresa terceira.

Precisa treinar SST? Conheça nossos cursos, baixe uma aula grátis!

O que você precisa saber para treinar SST via EAD

Como mencionado acima, é necessário seguir as diretrizes da NR 1 para que seus treinamentos EaD de SST sejam válidos – e evitar multas. Portanto, aqui estão os pontos mais importantes para treinar SST online:

  1. O empregador que contratar uma empresa terceira para a disponibilização dos treinamentos normativos EaD deve exigir, no contrato, que a empresa atenda a todos os requisitos das NRs.
  2. O empregador deve deixar o projeto pedagógico a disposição da inspeção do trabalho, do representante sindical e da comissão da CIPA.
  3. Os treinamentos EAD devem ser estruturados com, no mínimo, a mesma duração dos treinamentos presenciais – conforme exigido por cada NR.
  4. Quando exigido treinamento prático, eles devem estar descritos no projeto pedagógico.
  5. É de responsabilidade da empresa fornecedora dos treinamentos disponibilizar o projeto pedagógico de cada curso.
  6. Deve ser disponibilizado ao colaborador todo o material didático necessário para a realização da capacitação.
  7. O colaborador deve ter um local adequado a ferramenta escolhida e que propicie a absorção do conhecimento para o curso.
  8. O período de realização do curso deve ser exclusivo para esse fim.
  9. Deve-se manter um canal de comunicação entre o aluno e o instrutor para tirar dúvidas pelo tempo de duração do curso.
  10. É necessário fazer a avaliação do conhecimento do aluno.
  11. As empresas devem manter um registro da realização do curso, com os logs dos alunos e suas avaliações de aprendizagem.
  12. Os treinamentos EaD devem ser feitos em um AVA/LMS propicio a gestão, a transmissão de conhecimento e à aprendizagem do conteúdo.

Para o bom desempenho dos alunos, é importante escolher meios com os quais eles saibam lidar ou que sejam fáceis de aprender. Do contrário, a dificuldade com a ferramenta pode afetar a performance.

Conheça 3 tecnologias educacionais para treinar SST por EaD

Quando se pensa em treinar SST a distância, existem algumas tecnologias que podem te ajudar. Inclusive com recursos que possam aproximar ainda mais o meio do aluno, tornando a aprendizagem uma experiência bastante positiva. Continue a ler e descubra as 3 tecnologias que destacamos e como você pode usá-las!

1 – Mobile learning

Já pensou quanto tempo você passa no celular? De acordo com o relatório de 2020 da consultoria App Annie, principal relatório sobre o tema no mundo, o brasileiro passa cerca de 3 horas e 45 minutos no celular.

Fora isso, nossa relação com aparelhos móveis mudou a forma como consumimos informações, notícias e até mesmo aprendemos. Dessa transformação, nasceu o mobile learning. Uma modalidade de ensino recente, que consiste na integração de tecnologias mobile no contexto educativo.

O mobile learning, ou aprendizado móvel, usa como ferramentas smartfones, tablets e notebooks, visando reduzir o tempo dedicado exclusivamente para o aprendizado.

Levando em consideração que o nosso limiar de atenção tem uma duração de 8 segundos, os conteúdos feitos para essa modalidade de aprendizado são ideais para a absorção de conhecimento, uma vez que são rápidos e otimizados.

2 – Simuladores

Existe uma diferença entre ler sobre determinado assunto e colocar ele na prática. Por isso os simuladores têm ganhado cada vez mais espaço na educação a distância. Eles promovem um ambiente seguro para tentativa e erro, colocando o aprendizado dos treinamentos em prática – ainda que virtualmente.

Esses simuladores podem ser construídos usando Realidade Virtual ou Realidade Aumentada, ensinando sobre a utilização de equipamentos ou as variáveis de uso.

Um dos simuladores desenvolvidos para o Sistema Escudo, por exemplo, ensina o aluno sobre primeiros socorros, indicando os passos a serem seguidos caso algum colega não se sinta bem. O que permite colocar em prático todo o conhecimento sobre o qual ele esteve lendo até o momento.

3 – Jogos de realidade virtual (Serious Games)

Os jogos de realidade virtual oferecem uma experiência de aprendizagem que foge do padrão, o que acaba transformando o aprender em algo divertido, facilitando a absorção do conhecimento.

A ideia principal desses jogos, é fazer com que o aluno aprenda fazendo, mas em um ambiente totalmente seguro e 100% controlado. A experiência de aprendizagem é lúdica e divertida, o que acaba por torná-la muito mais engajadora.

Através dos jogos, é possível recriar situações reais de cada empresa, setor ou segmento. Ele avança conforme as decisões do aluno, que aprende com os erros e acertos e recebe um feedback na hora sobre o seu desempenho e as escolhas que são feitas. Seus maiores impactos na experiência de aprendizagem estão relacionados a atenção, relevância, confiança e satisfação.

Como você treina SST na sua empresa?

Agora conta aqui, como você treina SST na sua empresa? Como vimos nesse texto, os treinamentos obrigatórios por EaD podem ser engajadores, inovadores e eficientes, além de extremamente necessários em algumas situações. Que tal experimentar no seu dia a dia de saúde e segurança do trabalho?

O Portal Escudo é especialista em tecnologias educacionais com foco em QSMS-RS. Fale agora com um dos nossos especialistas e conheça tudo que nosso sistema tem a oferecer para a sua empresa. 👇

Fale com um dos nossos especialistas e descubra como treinar SST EAD

Deixe uma resposta

Fechar Menu